CINEMA RORAIMENSE

Filmes roraimenses sobre resistência e cultura indígena entram no catálogo da Itaú Cultural Play

Curtas premiados de cineastas Yanomami celebram o Abril Indígena com histórias contadas por quem vive na floresta

Filmes foram realizados por cineastas Yanomami (Foto Roseane Yariane)
Filmes foram realizados por cineastas Yanomami (Foto Roseane Yariane)

Em celebração ao Abril Indígena — mês dedicado à valorização das lutas e conquistas dos povos originários do Brasil — a plataforma de streaming Itaú Cultural Play disponibiliza seis produções nacionais que mergulham na cultura, espiritualidade e resistência das etnias indígenas. Três desses filmes são de Roraima e foram realizados por cineastas Yanomami que imprimem, com autenticidade e sensibilidade, suas próprias vivências nas telas.

Os curtas Thuë pihi kuuwi – Uma mulher pensando, Yuri u xëatima thë – A pesca com timbó e Mãri hi – A árvore do sonho são produções recentes (2023) que ganham espaço no catálogo da plataforma gratuita. As obras foram criadas no contexto da Terra Indígena Yanomami, localizada entre os estados de Roraima e Amazonas, e integram o projeto A Queda do Céu, inspirado no livro homônimo de Davi Kopenawa e Bruce Albert.

Premiado como Melhor Documentário de Curta-metragem no Festival É Tudo Verdade de 2023, o filme Mãri hi – A árvore do sonho, dirigido por Morzaniel Ɨramari, é destaque entre os títulos. A obra foi elogiada por nomes consagrados do cinema, como o cineasta Walter Salles, que o classificou como “excepcional, impactante, revelador e prova viva de que a diversidade pode se ampliar no cinema”.

Os três filmes roraimenses nasceram a partir de uma oficina de montagem audiovisual promovida pela Aruac Filmes, com apoio da Hutukara Associação Yanomami (HAY) e do Instituto Socioambiental (ISA), em 2022. Dirigidos também por Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami, os curtas oferecem um mergulho íntimo nas práticas cotidianas e espirituais do povo Yanomami.

Confira as sinopses dos filmes:


Thuë pihi kuuwi – Uma mulher pensando
Direção: Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami
Duração: 9 min | Classificação: Livre
Uma mulher Yanomami reflete silenciosamente enquanto observa um xamã preparar a yãkoana — alimento dos espíritos. Um olhar contemplativo sobre o feminino e o sagrado no cotidiano da floresta.

Yuri u xëatima thë – A pesca com timbó
Direção: Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami
Duração: 10 min | Classificação: 10 anos
Retrato de um ritual ancestral: o uso do timbó, planta amazônica que entorpece os peixes, revelando técnicas de subsistência transmitidas entre gerações Yanomami.

Mãri hi – A árvore do sonho
Direção: Morzaniel Ɨramari
Duração: 17 min | Classificação: Livre
A partir dos relatos de sonhos e visões, o filme nos conduz ao universo onírico dos Yanomami. Um grande xamã revela como os sonhos conectam humanos, animais e a floresta em um mesmo plano espiritual.

Onde assistir:
Os filmes estão disponíveis gratuitamente na plataforma Itaú Cultural Play, acessível via navegador, smart TVs (Samsung, LG e Apple TV), aplicativos para dispositivos móveis (Android e iOS) e Chromecast.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.