As celebrações da Igreja Católica para se preparar para a Semana Santa iniciam nesta Quarta-Feira de Cinzas (14). Neste ano, o período da Quaresma vai até o dia 28 de março, Quinta-Feira Santa. Entenda o significado do evento cristão.
Entre o início e o fim da Quaresma, os fiéis vivem 40 dias de penitência para inspirar orações, caridade, reflexões sobre arrependimentos e atitudes de mudanças. Segundo a Bíblia, este período marca a peregrinação de Jesus Cristo no deserto, onde fez jejum e sofreu tentações, após ser batizado por João Batista.
“É um momento de conversão dos pecados das pessoas que realmente querem caminhar conforme a proposta de Jesus na busca do reino de Deus. Hoje, em algumas igrejas, acontece a celebração das cinzas, em que o ministro coloca as cinzas na cabeça do fiel e diz: ‘arrependei-vos e crede no evangelho'”, explicou o padre Roberto Dias, da Paróquia Santo Antônio de Sant’Anna Galvão.
O vigário, também formado em Teologia e bacharel em Filosofia, afirmou que, neste período, os católicos organizam o próprio espiritual para celebrar a Páscoa, que representa o momento mais importante do calendário da liturgia cristã, e praticam algumas abdicações pela fé.
Os sacrifícios podem incluir: não comer carne vermelha, evitar excessos em todos os aspectos da vida e não praticar atos pecaminosos, além de outros hábitos específicos, como parar de ingerir doces e álcool. O padre comentou que a Igreja Católica também muda algumas características, como a cor litúrgica, que passa de verde para roxa.
Conforme Roberto, quando a Quaresma terminar, se dará início às celebrações da Sexta-feira Santa, o Sábado de Aleluia e a Páscoa, que acontecem nos dias 29, 30 e 31 de março, respectivamente. Depois se caminha para a celebração de Pentecostes, em 19 de maio.
Abertura da Campanha da Fraternidade
Com o tema “Fraternidade e Amizade Social”, e o lema é “Vós sois todos irmãos e irmãs”, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesta Quarta de Cinzas, 14, a Campanha da Fraternidade de 2024. Neste ano, serão comemorados os 60 anos da iniciativa católica.