Cultura

Fotógrafo disponibiliza acervo de livros para visitação

O fotógrafo Wank Carmo criou uma escola permanente de fotografia

Uma das mais belas artes visuais existentes, a Fotografia possui um grande acervo de livros dedicados a ela. Um dos maiores colecionadores de livros sobre o tema é o fotógrafo Wank Carmo, que disponibiliza a sua biblioteca para visitação. Além dos livros, o artista oferece curso e oficinas para quem estiver interessado em iniciar na área. A atividade é direcionada a pessoas com pouco ou nenhum conhecimento sobre fotografia digital e que tenham interesse em aprender mais sobre essa linguagem de arte e técnica. A ideia é que o aluno adquira conhecimentos para aproveitar ao máximo os recursos das máquinas fotográficas digitais disponíveis no mercado.

“Nossa primeira escola de fotografia de nosso estado, já percebe que há uma necessidade de atender alunos em vários níveis devido à demanda: amadores e amadores avançados. Por isso, ampliamos a oportunidade para ambos, oferecendo workshop de fotografia, para aqueles iniciantes que desejam fazer um curso básico para receberem orientações precisas e essenciais e para aqueles que pretendem obter conhecimento mais avançado, com exercícios teóricos e práticos em externa e estúdio, para a realização de fotografia publicitária, editorial de moda e retratos”, explicou Wank.

A escola conta com uma biblioteca rica em informações para pesquisas, acervo este, que poderá ser pesquisado por qualquer pessoa que desejar entender a história da fotografia e seus mais variados afluentes, como os grandes mestres da fotografia, nas áreas da fotojornalismo, publicidade, retratos etc.

O instrutor irá fornecer máquinas fotográficas, lentes, flash, filtros, tripés, lanternas, pilhas, baterias, carregadores elétricos, computador, software, quadro branco, lápis e apagador. Os alunos devem trazer para oficina papel, lápis, borracha, caneta e máquina fotográfica amadora ou profissional com os respectivos manuais dos equipamentos ou qualquer outro acessório que o aluno dispor. A oficina propõe expor a história da fotografia e aprofundamento nas técnicas diferenciadas básicas até os dias atuais, envolvendo o processo digital.

Metodologia

A oficina de fotografia se desmembrará da seguinte forma: projeção de documentários e debates posteriores, abordando a fotografia como método de transformação positiva do ser humano; abordagem da história da fotografia; introdução ao conhecimento técnico através da construção de visores e máquina fotográfica com o auxílio de vários materiais; repasse de conhecimento e manuseio de equipamentos fotográficos, amadores e profissionais; e composição estética na fotografia;  exercício prático sobre profundidade de foco, ótica, uso de filtros, uso de flash, novas tecnologias e execução de vários exercícios práticos.

Oficina

Não há limites para o número de alunos, o instrutor irá combinar com os participantes a hora, o local e a data que o curso será realizado. As inscrições podem ser feitas pelos telefones: (95) 98121-8358 / (95)99127-3972. O Período de execução da oficina será de uma semana, de segunda a domingo das 18:00 às  21:00 e o valor do Investimento é de R$ 200,00 à vista.