Cultura

Funarte promove oficina “Fotografia, Periferia e Memória” em Roraima

Inscrições seguem até o dia 07 de novembro, no Palácio da Cultura Nenê Macaggi

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) promove, nos dias 09 a 14 de novembro, a oficina “Fotografia, Periferia e Memória”. O evento é em parceria com o Governo do Estado e será realizado na videoteca do Palácio da Cultura, Nenê Macaggi, das 9h às 20 horas.

O curso é gratuito e têm carga horária de 30h/aula, tendo como público-alvo os estudantes, fotógrafos, conservadores, profissionais de instituições detentoras de acervos fotográficos e de outras áreas afins. Foram disponibilizadas 30 vagas.

INSCRIÇÕES

Os interessados em participar da capacitação podem procurar o Departamento de Promoção Cultural da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) no horário de 7h30 às 13h30, com documentos pessoais, até o dia 7 de novembro, para realizar a inscrição.

As vagas serão preenchidas pelos primeiros inscritos até formar a turma. A relação com o nome dos participantes será publicada no dia 8, no site da Secult no endereço: www.secult.rr.gov.br e no mural do departamento de Promoção Cultural.

PROGRAMAÇÃO

O secretário de Cultura, Marcos Jorge, explicou que Programa de Oficinas de Fotografia tem o objetivo de promover a capacitação nos campos da preservação e conservação da produção fotográfica e da fotografia digital.

“Os cursos foram planejados para colaborar na formação de estudantes, profissionais e demais participantes. É uma capacitação gratuita, e proveitosa para pessoas desta área. Os professores convidados para ministrar todas as oficinas do programa são profissionais de larga experiência. E aos alunos que participarem de, no mínimo, 75% das aulas serão concedidos certificados”, ressaltou.

Segundo o representante da Regional Norte/Nordeste da Funarte, Naldinho Freire, a oficina em Roraima buscará mapear o significativo crescimento da produção fotográfica nas comunidades populares brasileiras a partir dos anos 2000 e projetar sua atuação na produção de novos padrões de memória social.

“Durante a oficina vai ser apresentado um trabalho realizado pelo Observatório de Favelas (Maré, Rio de Janeiro), instituição que abriga a Escola de Fotógrafos e a Agência Imagens do Povo, criado em 2004 pelo fotografo João Roberto Ripper – que alcançou constante e expressiva repercussão no Brasil e no exterior”, será um momento bem produtivo aos participantes”, disse.

PROGRAMA DE OFICINAS

No dia 19 de agosto, data que se comemora o Dia Internacional da Fotografia, a Funarte lançou um conjunto de oficinas relacionadas a essa linguagem artística, em parceria com importantes instituições do país ligadas à área. Os cursos serão realizados até o final de novembro de 2015, em estados de quatro regiões do país: Norte, Nordeste, Sudeste e Sul.

Com informações da Secom