A primeira noite do Mormaço Cultural nessa sexta-feira (30) foi marcada por criatividade, principalmente na área gastronômica. Com a presença de chefs e restaurantes de Boa Vista, as expectativas para o festival é mostrar a culinária regional e ganhar o gosto de quem passa pelo festival.
Essa foi a ideia de Jorge Cardoso, mais conhecido como Chef Jorge, que marcou presença pela terceira vez consecutiva com pratos com toques regionais e ingredientes da região Norte.
“Todo ano a gente traz coisas novas. No primeiro ano a gente trouxe cozinha coreana, segundo ano mexicana. E esse ano, por conta de uma premiação que eu ganhei a nível nacional, como melhor chef do Norte, eu trouxe cozinha regional amazônica pra enaltecer aí a nossa região”, explicou o chef.
Nessa edição do festival, Jorge levou uma versão reinventada do clássico fish and chips, feita com chips de banana, pirarucu empanado com farinha panko e micro-camarão da Amazônia, finalizado com molhos asiáticos. Outra criação é o “Bolinho Macuxi” uma combinação de massa de banana, carne de sol e recheio de queijo, além de um bolinho com massa de tucupi e recheio de camarão.
Para os que buscam um prato mais tradicional, a “Cuia Macuxi” combina carne de sol, bacon, calabresa, queijo coalho e ovo frito. Embora o festival ainda esteja no início, Jorge já percebe uma preferência entre os visitantes. “Os bolinhos estão disparados”, comentou.
Da comida nortista à oriental
Trocando peixe por peixe, mas trazendo um toque oriental ao evento, Anderson Santana tem boas expectativas com o Gavião Sushi. Os pratos vão da tradicional barca até inovadores que prometem conquistar o público.
“Estamos apresentando nossos produtos pela primeira vez aqui. Trouxemos barca de 20 peças, copomac, sushi doce e poke, além de uma variedade de drinks do nosso cardápio”, explicou o gerente da loja.
O destaque da barraca é o “Poke”, que combina salmão in natura, cream cheese e arroz, sendo o prato mais pedido pelos visitantes.
Confira outros momentos do Mormaço Cultural
Fotos: Nilzete Franco/FolhaBV