O Grupo de Teatro da Universidade Federal de Roraima (UFRR), formado por estudantes de diversos cursos da instituição, vai estrear na próxima segunda-feira, 10, o seu primeiro espetáculo, intitulado Sombras literárias – performance poética.
A primeira apresentação será às 9h, no Centro Comercial Caxambú, no Centro de Boa Vista. No mesmo dia, o grupo encenará a performance em mais três lugares: no terminal de ônibus Luiz Canuto Chaves, no terminal Central e na Rodoviária internacional de Boa Vista. Além destas, o grupo já tem um cronograma de apresentações até dezembro.
Coordenado pelo professor do curso de Artes Visuais Francisco Alves, especialista em direção teatral, o Grupo de Teatro é um projeto de extensão integrado ao programa Mosaico Cultural, iniciativa da UFRR para fomentar e apoiar ações em várias linguagens artísticas.
A seleção de alunos foi realizada via edital, com vagas para bolsistas e voluntários, o que incluiu teste de habilidades específicas como improvisação e expressão corporal. Foram selecionados Catarina Wottrich, do curso de Letras; Cleyce Nesano, do curso de Artes Visuais; Bruna Norales, do curso de Comunicação Social; Luizy Morais, do curso de Física; e Victor Brasil, do curso de Comunicação Social. O grupo também conta com o apoio técnico de Laís Priscila.
Em seu trabalho de estreia, os atores fazem um jogo cênico pautado no Teatro do Oprimido e interpretam poemas de Hilda Hilst, Cecília Meireles e Ferreira Gullar, entre outros escritores.
Conforme Francisco Alves, este primeiro trabalho procura ajudar os alunos a compreenderem os elementos básicos do teatro, em especial o Teatro de Rua. Por ser uma ação de extensão, acrescenta, foi tomada a decisão de fazer a primeira apresentação no centro da cidade e assim levar a UFRR para espaços além de seus muros.
“É fundamental que exista um grupo de teatro universitário dentro da UFRR, uma vez que a arte é necessidade humana cotidiana. O grupo de teatro é espaço de experimentação estética e promoção de reflexões através da cena teatral, da dramaturgia do texto e do corpo como fontes de pesquisa cênica”, afirma Francisco Alves.
O Grupo de Teatro da UFRR, explica o professor, também faz parte de seu projeto de pesquisa intitulado “Cartografias do teatro em Roraima”, cadastrado na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFRR.
FUTURAS AÇÕES – O diretor espera que em 2023 o grupo cresça com a chegada de mais bolsistas, o que permitiria a montagem de um espetáculo teatral que, por ora, tem como ideia uma das peças do dramaturgo Ariano Suassuna.
Francisco Alves ressalta que qualquer pessoa da comunidade acadêmica ou não, interessada em fazer teatro, é bem-vinda nos ensaios, que acontecem no Laboratório de Poéticas, do curso de Artes Visuais.