Criado há três anos, o M-nênCia é um grupo de hip-hop e rap de Boa Vista fundado pelos Rappers Thiago e Dog Brown que faziam parte do grupo Gang do Rap. Com músicas autorais, o grupo se inspira na vida na periferia para criar suas letras que utilizam o estilo musical o Gangsta Rap que envolve o universo das ruas.
Thiago não utiliza o sobrenome, ele explica que no hip hop é desnecessário, o mais comum é que os rappers utilizem o primeiro nome ou um apelido que expresse a postura do movimento. “A identidade no Rap é só o primeiro nome e quem tem apelido.
Bacharel em direito, o músico aborda a luta das minorias em suas letras, para ele, o rap é uma forma de reagir aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana.
“Cantamos sobre a nossa própria história de vida, de nossos amigos e aliados de caminhada, nossas músicas falam sobre o nosso mundo na periferia em todos os ângulos, coisas boas, coisas ruins” explica Thiago.
As críticas sobre o modo de vida das pessoas são ácidas, a dupla promove a reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso. “Somos contrários as futilidades apoiadas pela TV por meio de novelas e programas de auditório, somos contrários a degradação acelerada em que o mundo caminha com apoio dos três poderes e da grande mídia” relata.
Videoclipe
Com parceira a Biosphere Records, produtor Claudio Lavôr e Lucy Ferraz, o grupo irá lançar um videoclipe da música “Contra Nós Todos Eles” e um mini-doc sobre a história do movimento. A finalidade é apresentar para o público a motivação de cantar rap. O videoclipe foi produzido no período de três meses, utilizando o dia-a-dia dos bairros mais afastados como cenário. A previsão é que o vídeo seja lançado na web em abril.
“A produção foi interação, parceria e coletividade. Sensação de dever cumprido, pois a música desse clipe será título do nosso primeiro disco que estar em fase de produção, sem pressa, é um tema importante que queríamos muito desabafar e agora vai ser lançado” comentou.
O grupo tem como referência vários grupos da Rap Nacional. “Crescemos ouvindo, mais Racionais mc’s é a nossa maior referência, nomes americanos também como 2Pac, Mobb Deep, 50 Cents, Eminem, Ice Cub e outros” completou.