Cultura

Ilustrador de RR cria arte de podcast para Globo Play

Podcast aborda ‘Operação Prato’, caso de ovni que ocorreu no Pará nos anos 70

Eles estão aqui’, um novo podcast da Globoplay irá abordar a Operação Prato, considerada um dos maiores evento ufológico do Brasil que aconteceu no arquipélago de Marajó, no Pará,  em 1977. O projeto faz parte do canal de streaming da Globo em sua programação para 2023.

O podcast terá autoria de M.M. Izidoro, produtor cinematográfico, a história foi desenvolvida com o aclamado escritor Daniel Munduruku junto da diretora de cinema Rita Carelli, o roteirista André Emídio e Maickson Serrão (do podcast “Pavulagem: Os Seres Encantados da Amazônia”.

A produção também conta com a diagramação do artista de Roraima, Will Cavalcante, que produziu a arte de divulgação do projeto. Will foi selecionado por seu trabalho inspirado na botânica e mitos e culturas amazônicas.

“O convite veio de forma inesperada. A produção estava procurando ilustradores da região Norte, segundo eles. E viram no meu trabalho o regionalismo que estavam buscando. Foi uma surpresa feliz. A criação do cartaz surge de como o de costume na ilustração, se for fazer uma capa de um livro, de um filme, ou de um podcast. Você tem que ler, assistir ou escutar, para ilustrar o universo para qual você foi convidado a dar visual” explicou.

Will explica que o podcast é um Áudio drama cheio de detalhes, sons específicos, o que ajuda o ouvinte na imersão e imaginar o universo da história.

“Então posso dizer que o processo foi divertido, pois sou um amante de podcast e de ficção científica e fantasia. A história se passa no Pará, nós anos 70 em plena ditadura militar. Tendo como personagem principal uma jovem indigna, a última representante de uma comunidade indígena” comentou.

O artista conta que na arte é  é possível ver os principais personagens da série. “Me inspirei em cartazes para o cinema, mas o que mais me orgulha na arte, são os grafismos marajoaras presentes no cartaz. Sou paraense, cresci vendo esse grafismo, minha mãe é uma mulher marajoara. Então foi com felicidade que levei esse elemento pra arte” finalizou Will.

Will Cavalcante

Will Cavalcante veio morar em Roraima para estudar biologia na UFRR (Universidade Federal de Roraima). Ele conta que ao desenhar os insetos, percebeu que poderia trabalhar com ilustração de botânica. 

Além dos trabalhos com botânica, Will se inspira em desenhos e ilustrações com a temática Amazônica. 

Por Isah Carvalho