Você já imaginou como seriam os filhos dos monstros e personagens culturais brasileiros se estudassem em Monster High? O ilustrador roraimense Mateus Forte pensou nisso e criou personagens inusitados que seriam filhos de grandes monstros do folclore brasileiro, como a filha da Cuca, do Curupira e até mesmo do Boto cor-de-rosa. A trend viralizou nas redes sociais e o artista contou à Folha como foi o processo criativo por trás de tudo.
Mateus Forte conta que viu outros artistas reproduzindo a trend de acordo com os traços de cada um. Como ele é um grande fã da franquia Monster High, que são bonecas fashionistas filhas de monstros famosos no mundo todo e estudam em uma escola especial para elas, resolveu reproduzir os personagens para os seus seguidores também.
“Essa ideia de criar um personagem original Monster High sempre existiu, em outros países os artistas recravam de acordo com a cultura local de cada um. Eu vi alguns ilustradores brasileiros fazendo e pensei em criar também”, relatou o artista.
Segundo Mateus, o primeiro personagem pensado foi a filha do Fofão, um personagem fictício criado nos anos 80 para o programa infantil Balão Mágico e TV Fofão. Além da criação dos desenhos, o artista conta também a história por trás de cada monstro, o que ganhou o gosto do público.
“Quando eu postei, o pessoal amou conhecer a história e ver a personagem, aí começaram a pedir também outros personagens do folclóre e também das lendas urbanas do país. E eu comecei a criar”, explica Mateus.
O sucesso foi tanto que o artista já criou mais de oito personagens tanto do folclóre, quanto das lendas urbanas que os brasileiros amam. Além dos desenhos, ele publica vídeos do processo de pintura e narra a história por trás de cada personagem.
Para Mateus, a iniciativa é uma forma de unir os adultos que cresceram ouvindo as histórias e os jovens que ainda não tiveram contato com essa cultura.