Cultura

Inscrições para o concurso de criação literária seguem abertas até o dia 25

Os textos literários devem seguir o tema do concurso que é a ‘Paisagem e a Diversidade Nativa’, que será a mesma temática da exposição coletiva deste ano do 3º Encontro de Todos os Povos

Termina no próximo dia 25 de janeiro o prazo de inscrições para o concurso Jaider Esbell de Criação Literária, que faz parte da programação do 3º Encontro de Todos os Povos, marcado para o dia 29 de janeiro. O concurso exige que os textos desenvolvam discussões com a temática ‘Paisagem e a Diversidade Nativa’.

Qualquer pessoa pode participar da competição que tem a finalidade de oportunizar a índios e não índios uma forma para se manifestar com suas visões e opiniões sobre a temática que envolve os povos indígenas. O prêmio primeiro, segundo e terceiro lugar será uma obra de arte, assinada pelo artista indígena Jaider Esbell, a cada um.

Ele explica que a iniciativa foi, na verdade, uma forma de expandir o trabalho proposto no primeiro encontro quando se definiu um único tema contextualizado na vivência indígena e que resultaria numa exposição coletiva formada apenas com obras de arte de índios.

Segundo ele, dessa vez o tema, além de ser usado para exposição coletiva de artistas indígenas, será também discutido por meio da literatura, com os textos que farão parte da competição.

“Como a exposição só terá a participação de indígenas estamos abrindo esse espaço para qualquer pessoa se expressar pela escrita com contribuições e visões sobre o tema e no final ainda poder ganhar uma obra de arte”, recomenda o artista.

Nos anos anteriores, as exposições coletivas discutiram a chegada dos rebanhos de gado nas terras indígenas e os reflexos e conseqüências até hoje para os povos indígenas; e também a discussão sobre a vivência entre índios e não índios.

Para se inteirar sobre os critérios exigidos para participação no concurso, o edital com o regulamento pode ser acessado na página do artista Jaider Esbell no Facebook.

ENCONTRO
Além do concurso literário, o 3º Encontro de Todos os Povos de 2016 terá em sua programação uma tarde e debates com mesas redondas, apresentação de filmes e a exposição de obras de artes produzidas por indígenas, na sede da União Operária. As obras ficarão expostas até o dia 5 de fevereiro.

Na noite do dia 29 de janeiro haverá uma solenidade de abertura oficial do evento com rituais e apresentações culturais. Nessa mesma noite, será divulgado o resultado do concurso literário.

Ainda como parte da programação do encontro, os alunos do Insikiran vão realizar no período de 26 a 29 de janeiro, a 2ª Semana dos Povos Indígenas, na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Na programação está prevista a realização de mini cursos, debates, painel e mesas redondas.