As flores coloridas dos ipês rosas enfeitam e dão vida às ruas e praças de Boa Vista, quem passa pelos locais pode observar as árvores florescendo e deixando a paisagem urbana da cidade em um tom destacado de rosa ensolarado.
Sendo uma árvore com longo histórico de utilização pelo ser humano, é amplamente distribuída pelo Brasil. Além do grande valor paisagístico, é muito utilizada na recuperação de áreas degradadas, pela sua fácil integração em diversos biomas brasileiros.
Em Boa Vista, elas podem ser apreciadas ao trafegar pela Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes e Avenida Getúlio Vargas, no bairro Bairro dos Estados, zona Norte da capital.
Mas para além da beleza, as árvores contribuem também para a saúde física com uma importância medicinal. O chá de ipê-rosa é recomendado para tratamento de gripe e várias outras doenças.
Árvores antigas, os ipês demoram muito tempo para crescer e podem ultrapassar dez metros de altura e, devido à resistência e flexibilidade, é considerada madeira-de-lei, utilizada para construção civil e naval.
O nome ipê origina-se da língua indígena Tupi, significando “casca dura”. Também é popularmente conhecida por outros nomes, como pau d’arco, por se tratar de uma árvore que, durante muitos anos, foi utilizada por indígenas para a manufatura de arcos.