Cultura

ISHRAHELL: Vídeo mostra trajetória de músico venezuelano

O venezuelano de 32 anos deixou Santa Elena de Uairén, cidade em que morava, e atravessou a fronteira em busca de um sonho: viver de música

O músico venezuelano Israel Perera ‘Ishrahell’ é destaque nas noites da capital por um repertório variado de músicas em inglês, espanhol e português. Antes da pandemia, a agenda contava com cerca de três shows por semana, algumas vezes em dois locais na mesma noite.

Hoje, ele é um dos músicos que ficaram sem se apresentar em casas de show com o fechamento do comércio e por isso foi credenciado pelo edital Cultura em Casa. O venezuelano de 32 anos deixou Santa Elena de Uairén, cidade em que morava, e atravessou a fronteira em busca de um sonho: viver de música.

Antes da crise que assolou a Venezuela, Israel vinha até Boa Vista para shows esporádicos com a banda Doctor Yoko, que era formada por ele e dois brasileiros. Ele chegou a se apresentar em festivais de rock, como o Tomarrock, entre outros, e gravou um EP em estúdios de Boa Vista.

O jovem artista também já se apresentou em Manaus, e hoje tenta consolidar a carreira com um repertório de pop rock, MPB, jazz e reggae. “Estou morando em Boa Vista desde 2011. Vim trabalhar com uma banda que criei na Venezuela e fizemos um evento aqui e, a partir daí, comecei a fazer música em Boa Vista. Todas as minhas músicas têm um significado e essa é sobre os valores que temos que dar às pessoas que a gente ama. A música é minha vida. Já passei por tantas coisas na minha vida e foi ela que me ajudou a superar os momentos difíceis”, contou.

Cultura em casa

O vídeo, divulgado nesta terça-feira, 25, mostra um depoimento de sua trajetória em Roraima. Nesta quarta-feira, 26, será publicado o vídeo da música na íntegra. Para acompanhar os vídeos, basta seguir as redes sociais da Secult (Secretaria  da Cultura) no instagram e no facebook.

De acordo com o secretário da pasta, Marksjohnson Castro, o principal objetivo é publicar conteúdos digitais que serão transmitidos à população via redes sociais, além de, principalmente, prestigiar a classe artística local.

“Os vídeos produzidos farão parte de um portfólio dos artistas, que poderá ser usado para divulgar sua arte em outros estados”, explicou.

 O edital que integra o projeto Cultura em Casa contempla artistas com benefícios que variam entre R$ 500,00 a R$ 1.500,00. Vídeos dos artistas George Farias e Day Ventura já estão disponíveis no canal da secretaria.