Cultura

José Passos fala sobre espiritualidade e consciência ambiental no clipe de "Axé"

Foto: Reprodução/YouTube
Foto: Reprodução/YouTube

O multiartista José Passos deu mais um passo na sua trajetória ao lançar seu primeiro clipe oficial, intitulado Axé. A música, que mistura percussões tradicionais das religiões afro-brasileiras com letras que abordam espiritualidade e questões ambientais, é um reflexo das vivências e inquietações do artista. Filmado em cenários naturais de Roraima, o clipe foi realizado com o apoio da Lei Paulo Gustavo e marca um importante momento de produção audiovisual no estado.

A origem de Axé

Passos contou que o processo criativo teve início no final de 2022, quando começou a frequentar terreiros de umbanda e candomblé, por curiosidade e indicação de amigos. “Foi algo muito novo para mim, mas me senti acolhido como nunca antes”, revelou. Entre esses amigos, estava Mariño, que o convidou a visitar a casa espiritual que frequentava na época.

A experiência nos terreiros inspirou o artista a integrar os atabaques às suas composições. “Depois de criar o primeiro instrumental com essa proposta, mostrei para o Mariño, junto com alguns versos. Ele topou participar da música comigo”, explicou. A produção seguiu para o Estúdio Parixara, onde o trabalho foi mixado pelo Bebeco Pujucan.

No entanto, o uso de um ponto de terreiro inicial causou um conflito de direitos autorais. Isso levou Passos a convidar Júlio Sorriso, ogan (mestre de atabaques) de uma casa de umbanda, para refazer a percussão. Sorriso também escolheu os pontos de caboclos que abrem e fecham a música, conectando a letra à espiritualidade e à preservação ambiental.

Conexão espiritual nas filmagens

Grande parte do clipe foi gravada em locações que, segundo o artista, refletem a conexão espiritual e ambiental da música. “Filmamos em Tepequém, no município de Amajari, logo após concluir a música, porque é um lugar que sentimos que transmite essa ligação com o espiritual”, contou Passos.

A etapa final das filmagens ocorreu no Banho do Santa Cecília, em Cantá, com recursos da Lei Paulo Gustavo. O apoio permitiu compensar custos de pré-produção e remunerar a equipe audiovisual, composta por Mariño, Petricor, Larissa Cacau, Caroline Nogueira, Júlio Sansão e o próprio José Passos.

Próximos passos na carreira

Axé é um dos quatro singles lançados pelo artista, ao lado de Quente, O Conhecimento e Tempero, disponíveis no Spotify e no YouTube. “O plano é produzir clipes para essas três músicas também, que representam meu universo atual: a busca por uma espiritualidade que contemple minha história, a pauta climática e o impacto do garimpo em nosso território”, revelou.

Para 2025, Passos planeja colaborações com artistas do Amazonas, com o objetivo de fortalecer a produção cultural da região Norte. “Queremos espelhar nosso trabalho primeiro no Norte, entendendo nossa região antes de buscar aceitação em lugares tão distantes”, destacou.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.