![Jovem artista plástica abre primeira exposição e reverencia a cultura de Roraima Jovem artista plástica abre primeira exposição e reverencia a cultura de Roraima](https://uploads.folhabv.com.br/2025/02/ndXvYmSR-ALICIA-BIANCA-FOTO-NILZETE-FRANCO-1024x624.webp)
A jovem artista roraimense Alícia Bianca, de 18 anos, abriu, nessa segunda-feira (10), a primeira exposição de arte da carreira. Com entrada gratuita, o evento “Identidade e Cultura: Roraima e suas Singularidades”, na Galeria Franco Melchiorri do Sesc Mecejana, em Boa Vista, reverencia a riqueza cultural de Roraima e das regiões Norte e Nordeste.
A abertura da mostra, viabilizada pelo edital da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), reuniu amigos, familiares e admiradores do trabalho da artista. Para Alícia, a exposição representa a concretização de um sonho.
“Ter uma exposição é como se eu estivesse realizando um sonho de criança. E ver tudo assim lindo e maravilhoso é simplesmente fantástico para mim”, disse.
‘Raízes’
A exposição trouxe diversas obras que evidenciam a força cultural de Roraima e sua diversidade. Entre elas, o destaque ficou para “Raízes”, pintura que simboliza a conexão entre Norte e Nordeste, representada por um cajueiro que entrelaça a molécula de DNA dessas regiões.
“Eu quero mostrar a força de Roraima, o que o nosso Estado tem a oferecer para as pessoas e o quão rico e surpreendente ele pode ser”, afirmou Alícia.
Orgulho da família
A mãe da artista, a secretária executiva Josenilda Fernandes, 49, não escondeu a emoção ao ver o sonho da filha virar realidade. “Ela sempre quis ter a própria exposição, mas nunca tivemos condições financeiras. Essa oportunidade pelo edital da Lei Paulo Gustavo tornou esse sonho realidade”, contou.
Josenilda também destacou a trajetória de Alícia desde os primeiros rabiscos até a construção de uma identidade artística que resgata a história de Roraima. “Alícia retrata as raízes dos nordestinos que chegaram há mais de 50 anos ao Estado, assim como nossa família. É uma felicidade imensa ver tudo isso materializado nas obras dela”, disse emocionada.
Recepção
O pizzaiolo Lucas Daniel, 21, amigo de Alícia, foi um dos visitantes da exposição e expressou a admiração pelo talento da artista. “Tem uma obra dela que me lembrou Van Gogh. A delicadeza, os detalhes… Me deu até vontade de aprender a desenhar também”, revelou.
Graciete Guerra da Costa, professora de paisagismo e urbanismo na Universidade Federal de Roraima (UFRR), destacou o impacto da exposição. “A exposição está muito rica, mostrando paisagens, texturas e monumentos de Roraima sob a interpretação única dela. Além disso, é um ato de coragem empreender dessa forma tão jovem”, comentou.
Dias de exposição
A exposição segue até sexta-feira (14) e também estará aberta nos dias 17 e 18 de fevereiro, sempre das 8h às 12h e das 14h às 18h.