Cultura

Jovem costureira cria roupas inspiradas nos ícones dos anos 50

Os ícones da moda nos anos 50: As pin-ups exercem um forte atrativo na cultura pop

Joana Darc é mais conhecida entre os amigos como Barbie devido ao seu estilo e aparência da boneca, além de ser ligada em moda. Por isso, ela resolveu criar, no Facebook, uma página dedicada a tesouras, linhas e agulhas. Costurices de uma pin-up é uma página para quem quer entender um pouco mais sobre a moda artesanal, entre elas, os ícones da moda nos anos 50: As pin-ups. As Pin-ups são modelos voluptuosa, cujas imagens sensuais, produzidas em grande escala, exercem um forte atrativo na cultura pop.

Barbie, quando aposta no look casual, dá seu toque pessoal com uma estampa divertida e uma modelagem descolada. Já em festas e compromissos formais, gosta de usar peças que ela mesma idealizou. “O objetivo da página é divulgar os vestidos e outras peças que faço sob encomenda, é um página que ainda está começando, mas estou esperançosa que dará muito certo”, disse.

A jovem decidiu seguir a profissão de Estilista e modelista. Para entender melhor, gosta de desenhar, criar e inovar. Enquanto a modelista executa as formas da roupa, ou seja, é ela quem pega todas as informações da estilista e passa para a modelagem plana ou Moulage, para dar forma real ao projeto inicial de criação das peças.

Barbie explica que na modelagem é necessário fazer cálculos e traços no papel com precisão, pois isso será a plano da roupa a ser executada. É um trabalho de criação muito belo e um dos mais importantes na fase de criação numa confecção.

A paixão pela costura começou quando ainda brincava com bonecas. Nessa época, viu pela primeira vez uma foto da atriz Marilyn Monroe, que a inspira até hoje.

“A influência da infância com bonecas, depois a influência da adolescência com rock e a Marilyn Monroe, misturei tudo e, para reforçar, fui trabalhar numa loja aqui na cidade, onde eu tive contato direto com grandes marcas de estilistas que eu admiro e a moda cada vez mais entrou em minha vida como minha visão de futuro”.

Hoje ela se dedica apenas a criar e recriar roupas. Filha, sobrinha e neta de costureira, o aprendizado foi feito em casa. “Está no sangue, aprendi sozinha olhando elas costurarem, os tecidinhos que elas jogavam fora se transformavam em uma roupinha para a minha boneca Barbie, e nunca conseguir tirar a costura da minha cabeça. Fui conhecendo novos estilos e a vontade de trabalhar com moda foi ganhando mais força. Elas são meus  ídolos, que viram na arte da costura um trabalho para criar seus filhos com dignidade”, comentou.

Porém, no mundo, ela segue outras inspirações. Entre elas, a Coco Chanel. Suas roupas eram responsáveis em vestir as grandes atrizes de Hollywood na década de vinte, seu estilo ditava moda em todo o mundo. Os seus tailleurs são referência até hoje. Além de confecções, desenvolveu o famoso perfume Chanel 5. “Suas criações são muito geniais e isso em um tempo sem modernidade nenhuma, peças que desafiava a visão da sociedade rotineira da época”, comentou.