Cultura

Jovem cria quadrinhos inspirados em inclusão social

Aos 12 anos, jovem desenha e cria histórias em quadrinhos. Alguns personagens do Clube da Bia foram inspirados em familiares e amigos

Beatriz Cruz Neves dos Santos tem 12 anos e estuda na Escola Estadual Oswaldo Cruz, mas já sabe exatamente o que deseja ser quando crescer. A estudante quer ser artista, e a arte do desenho já faz parte de sua vida desde os nove anos. A jovem cartunista reuniu uma série de desenhos e irá expor seu trabalho, durante uma semana, no Hall do Palácio da Cultura do dia 01 a 08 de abril, com entrada franca.

A exposição é resultado de Tirinhas de Jornal e Histórias em Quadrinhos publicadas no jornal Folha de Boa Vista. Em seus desenhos, Bia Cruz expõe seus sentimentos, anseios e dúvidas, expressando conclusões sobre a vida.

O fascínio pelo mundo dos quadrinhos transportou a menina de simples leitora a criadora de histórias desde muito pequena. Essa paixão surgiu de um amor ainda maior: A leitura. “Para mim, a exposição é a realização de um sonho”, contou a artista.

A mostra começou a virar realidade quando suas tirinhas começaram a ser publicadas semanalmente na página Criançada do Jornal Folha de Boa Vista, dedicada ao público infantil. A partir daí, com o incentivo dos amigos, professores e principalmente da família, Bia idealizou a exposição do seu trabalho.

“Desenhar é uma forma de me expressar. Entre os meus artistas favoritos está o grande mestre dos quadrinhos, criador da Turma da Mônica: Maurício de Sousa”, comenta. Mas diz que, apesar da referência, tem buscado aprimorar um estilo próprio.

Em suas histórias, a jovem aborda temas como bullyng entre jovens, discriminação, intolerância, preocupação com animais e diversos assuntos, sempre com a preocupação de passar para outras crianças lições que ajudam a contribuir com sociedade e bem-estar do planeta.

Segundo o artista Lindomar Bach, pai de Beatriz, a jovem enfrenta, desde muito cedo, as adversidades daqueles que escolheram trilhar o caminho da autenticidade. “Ela busca respostas para questões do cotidiano criando um mundo próprio com a pureza do olhar de uma criança de origem simples, e é muito criativa”, explica o pai, com muito orgulho.

O incentivo para as criações de Bia vem dos pais. Para eles, o interesse dos filhos pela leitura está intimamente ligado ao incentivo dos pais. Bach se orgulha em ver a criatividade da filha e diz que vai fazer tudo o que puder para ver realizados os sonhos da garota.

Serviço
Exposição Da Bia
Data: 01 a 08 de abril
Local: Palácio da Cultura
Entrada Franca