
O escritor e professor universitário Edgard Zanette apresenta, no sábado (22), a partir das 17h, seu mais novo livro “Café com Caxiri”, publicado pela Editora Labrador. O lançamento será na Livraria Boa Vista, no Pátio Roraima Shopping, e contará com um bate-papo com o autor, sessão de autógrafos e degustação de Damurida, prato típico da Amazônia.
A obra acompanha a trajetória de João, um “João-Ninguém” criado pela avó indígena em Curitiba, e explora as desigualdades sociais e identidades no Brasil. Entre o Sul e o Norte do País, o protagonista vivencia conexões e desencontros que refletem uma nação ao mesmo tempo generosa e excludente.
Com uma narrativa que une literatura e filosofia, Zanette aborda temas como alienação parental, luta de classes e memória, trazendo à tona histórias de personagens muitas vezes excluídos. O livro ainda destaca temas como: amor, filosofia, feminismo, machismo, alienação parental, luta de classes, bullying, preconceito político e regionalismo.
Com entrada gratuita, o lançamento promete ser uma oportunidade de mergulhar na literatura e cultura amazônicas, proporcionando ao público roraimense um encontro lúdico com o autor.
Sobre o autor
Edgard Zanette é doutor em Filosofia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e possui dois pós-doutorados na área: um pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com o Instituto Católico de Toulouse (França), e outro pela Unioeste, com pesquisa na Universidade do Salento (Itália).
Formado em Letras/Português pelo Claretiano e em Filosofia pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), é professor da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), onde coordena o Curso de Ciências Humanas com Ênfase na Educação Indígena.
Na carreira de autor, tem obras como Ceticismo e Subjetividade em Descartes (2015), Aprenda Xadrez com os Filósofos (2022) e o primeiro romance Assassinato no Monte Roraima (2023).
Nascido em Medianeira (PR) e criado em Foz do Iguaçu (PR), ele ainda cultiva raízes em seu Estado natal, mas foi em Roraima que seu coração encontrou um lar.