Cultura

Leitura é aliada no tratamento de crianças no hospital infantil

As crianças do Hospital Santo Antônio terão a oportunidade de esquecer um pouco os dias de internação e embarcar no mundo da literatura infantil. Foi inaugurada ontem, segunda-feira, 17, o Cantinho da Leitura, que vai funcionar em locais estratégicos nos blocos da unidade.

A mãe da Nicole, paciente de cinco anos, aprovou a iniciativa. “Eu adorei! É muito bom, pois, além de incentivar ela à leitura, ela faz com que as crianças internadas se esqueçam da dor e dos desgastes de uma doença”, afirma Jacilda Miranda.

A iniciativa é uma parceria da direção do Hospital com a Sociedade Roraimense de Pediatria, que doaram mais de 300 exemplares de literatura infantil para as crianças internadas.

“Nestes espaços, as crianças terão a oportunidade de viajar pelo mundo do conhecimento por meio dos livros e esquecer um pouco da doença. É uma forma de estimular o hábito da leitura e aliviar as dores”, destaca Mareny Damasceno, diretora do Hospital.

Os livros ficarão disponíveis em seis locais. Nos blocos F, G e H, da internação, no corredor da Brinquedoteca, na Observação e na Emergência. As crianças poderão se dirigir até o Cantinho para escolher o livro que desejam ler ou podem levar para os leitos e devolvê-los após a leitura. “A ideia é que os pais possam interagir com as crianças e também criar o hábito da leitura, que é muito importante para o vínculo familiar”, explica Rizoneide Alencar, pedagoga.

A Sociedade Roraimense entrou com essa ação, na campanha da Sociedade Brasileira, que tem o objetivo de prescrever um livro para as crianças a partir de quatro meses de vida.

“Nesta fase, a criança que ouve os pais lendo para ela já vai achando natural, criando e desenvolvendo o hábito da leitura. Já é comprovado que o vocabulário de 70% das crianças que leem possuem mais palavras do que aquelas que não têm o costume de ler. A leitura aumenta o poder cognitivo das crianças”, destaca a presidente da Sociedade Roraimense de Pediatria, Doutora Adelma Figueiredo.

Brinquedoteca – Além do Cantinho da Leitura, o Hospital possui um espaço de recreação, a Brinquedoteca, aberta de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com capacidade para atender 20 crianças. O espaço oferece uma diversidade de brinquedos, livros, exposição de vídeos e palestras abordando a questão da higiene, datas comemorativas, além da participação dos familiares no processo de recuperação das crianças, entre outros assuntos.