Cultura

Livro aborda história da artista Carmézia Emiliano

O livro ‘Visualidades’ será lançado nessa quarta-feira (13), no Espaço de Cultura e Arte União Operária a partir das 15 horas. A entrada é franca.

A vida e história da artista plástica Carmézia Emiliano é o tema do livro ‘Visualidades’, que será lançado nessa quarta-feira (13), no Espaço de Cultura e Arte União Operária a partir das 15 horas. A obra tem como autores Roseli Anater, Fernão Paim, Adriana Moreno e Eli Macuxi.

A artista completa 56 anos de vida e 24 anos de carreira. Indígena Macuxi, Carmézia nasceu em 20 de abril na Guyana. Sua família imigrou para a aldeia Japó, no município de Normandia, estado de Roraima, Brasil, na década de 70 e desde 1988 ela reside em Boa Vista.

“É muito gratificante ver o livro que conta a minha história. É contar também sobre a minha cultura e os índios do Brasil”, disse Carmézia. Ela conquistou por quatro vezes o prêmio na Bienal de Arte Naif do Salão SESC de Piracicaba-SP e foi agraciada com o Prêmio Buriti da Amazônia de Preservação do Meio Ambiente, em 1996, na categoria revelação.

Carmézia figura no topo da lista dos maiores artistas Naifs brasileiros. O estilo é conhecido por lançar obras com aquele aspecto inacabado, primitivo, até mesmo singelo e descompromissado.  A relação de Carmézia com a arte está intimamente relacionada com a sua trajetória. Em suas telas, Carmézia pinta a si própria, em vida e em memória.

Atualmente, a artista constituiu família com um pernambucano – Léo Malabarista – entrou com ele no mundo do circo e se integrou na cena urbana. Junto com o marido, ela leva a arte indígena a comunidades e escolas, além de municípios do interior de Roraima.

Para uma das autoras do livro, Adriana Moreno, o livro é parte de um projeto que tem como objetivo discutir Arte. Não apenas as Artes Visuais, mas a música, a Literatura, por exemplo. “A primeira edição trás a arte da Carmezia. Achamos que naquele momento era pertinente falar sobre a sua Obra. Havia uma atmosfera festiva por conta da comemoração da sua trajetória, além de contextualizar seu trabalho”, comentou.

O lançamento do livro é organizado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae) em parceria com a Editora (EDUFRR).  A ação faz parte da programação do evento Abril Indígena, que iniciou no dia 11 de abril e vai até o dia 29.

O prefácio foi escrito pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Augusto Luitgards. A produção do projeto gráfico ficou por conta de Greice Vaz e de Aline Rodrigues, já a revisão da obra foi realizada pelo professor Parmênio Citó.

O Espaço de Cultura e Arte União Operária está situado na Avenida Nossa Senhora da Consolata, 565, Centro.

Serviço
Lançamento do Livro Visualidades
Data: 13 de abril
Local: Espaço de Cultura União Operária
Hora: 15 horas
Entrada Franca