Cultura

Livro faz reflexões sobre crise migratória venezuelana em Roraima

A Editora Dialética publicou um livro que faz uma reflexão sobre a crise migratória venezuelana em Roraima. A obra é resultado da pesquisa de Mestrado em Segurança Pública pela UERR (Universidade Estadual de Roraima), do advogado Leonardo Paradela.

O livro, conforme o autor, representa sua inquietação acerca do tema da apropriação do medo pelas políticas regressivas e seus reflexos nas políticas de manutenção da exclusão. “Os referenciais simbólicos do estereótipo do que nos causa medo foram percebidos na análise dos efeitos da crise migratória venezuelana na cidade de Boa Vista. O autor concluiu a pesquisa em 2019, sob orientação do vice-reitor da UERR, professor Cláudio Travasso Delicato.

Essa semana, ele voltou à UERR para entregar a cópia para o reitor da Universidade, Regys Freitas.  “Para nós, enquanto instituição, é motivo de muito orgulho ver um livro publicado em consequência de uma pesquisa desenvolvida em nosso Mestrado em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania, demonstrando a grande qualidade das pesquisas que são desenvolvidas na nossa instituição, e os nossos acadêmicos, de sobremaneira, se destacando no cenário não só estadual, mas também, agora nacional com a publicação desse livro”, avaliou Regys.

“É um prazer poder retornar à UERR após a conclusão do Programa de Mestrado em Segurança Pública, que foi a fonte inspiradora da publicação do nosso trabalho. Trouxe, como gesto de delicadeza, ao professor Cláudio, meu orientador, e ao professor Regys, exemplares do livro que representam a pesquisa que nos debruçamos ao longo de toda a trajetória dentro do mestrado”, disse o autor.

Para ele, é muito relevante que tenha sido esse livro, produto de uma visão interdisciplinar. “A gente teve ao longo de todo o curso do mestrado a leitura crítica sobre a questão da Segurança Pública que não se resume a uma análise meramente jurídica, mas que envolve o comprometimento de toda as ciências sociais na busca de um novo rumo, para que a gente enfrente o problema desse desafio que a segurança representa e construa novas soluções”, analisou.

Paradela salientou que a obra Manifestações do Medo em Boa Vista, é uma leitura específica sobre os efeitos da crise imigratória venezuelana, e se propõe a fornecer inquietações e algumas reflexões muito além de supostas certezas. “A gente tem essa expectativa de que o livro possa servir como base de reflexão. E é, pra mim, uma alegria muito grande poder verificar que a UERR tem representado uma resistência nesse cenário acadêmico de pesquisa séria e dedicada e um orgulho muito grande de ter feito parte dela”, destacou.

Leonardo Paradela Ferreira é advogado criminal com vasta experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, e professor de Direito Penal e Processo Penal.