Livro retrata cultura de ribeirinhos amazônicos em poesias

Filha de ribeirinhos de Tefé, a autora Marta Cortezão traz para as páginas do livro o imaginário de quem cresceu à beira dos rios Negro e Solimões

Livro retrata cultura de ribeirinhos amazônicos em poesias

Trazendo a cultura de ribeirinhos amazônicos, a obra Amazonidades: gesta das águas terá a sua segunda edição lançada no próximo dia 28 de setembro, na Associação de Escritores do Amazonas (ASSEAM), em Manaus. O livro de poesia é da escritora Marta Cortezão.

A obra, reeditada pelo selo Toma Aí Um Poema (Eu-i, 2024), é dividida em cinco partes, que guiam o leitor por uma viagem poética: Rio I (Dos acesumes), Rio II (Das comilanças), Rio III (Das leseiras), Rio IV (Das caboquices) e Rio V (Dos encantados). Ao longo desses rios de palavras, o leitor é conduzido por uma jornada afetiva, repleta de memórias e sensações que ressoam como as águas que banham a região.

Filha de ribeirinhos de Tefé, a autora traz para as páginas do livro o imaginário de quem cresceu à beira dos rios Negro e Solimões. “Foram quatro anos pesquisando sobre o vocabulário, hábitos, costumes e cultura amazônicos. Daí a inspiração para contar dessas vivências das águas”, completou Marta.

Marta Cortezão, natural de Tefé/AM, é escritora, poeta, tradutora, trovadora, ativista cultural. (Foto: divulgação)

Serviço

Lançamento do livro Amazonidades: gesta das águas

Quando: 28 de setembro, às 10h

Local: Associação de Escritores do Amazonas (ASSEAM), em Manaus

Leia a Folha Impressa de hoje