Cultura

Livro roraimense é indicado em curso de mestrado em Rondônia

Obra faz parte da ementa do Mestrado Acadêmico de Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

O romance regionalista Meia Pata, do biólogo e escritor potiguar radicado em Roraima Ricardo Dantas, recebeu destaque em Rondônia. A obra faz parte da ementa e foi indicada para estudantes do Mestrado Acadêmico de Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). 

O romance faz parte da ementa da disciplina “Estudos do Maravilhoso e do Insólito nas Amazônias”, da linha de pesquisa 2 “Literatura, Memória e Identidade Pan-Amazônicas”.

O livro que conta a história de Daniel Silva, biólogo pesquisador que, no final da década de 1980, tem como sonho estudar a maior selva do planeta também já foi referência usada no vestibular da Universidade Federal de Roraima.

O livro que conta a história de Daniel Silva, biólogo pesquisador que, no final da década de 1980, tem como sonho estudar a maior selva do planeta (Foto: Arquivo pessoal)

“Como autor, eu vejo esse ocorrido como uma valorização da literatura amazônica, e principalmente aquela produzida em Roraima. Meia Pata é um romance regionalista que possui uma escrita contemporânea, que mostra diversidade ecológica e principalmente dos povos indígenas e ribeirinhos em um período de formação do estado, o romance mostra todo esse enredo e ao ser lançado tinha como propósito vir a ser um registro do momento em que o estado passou” explicou.

De acordo com o autor, a obra é fruto do Movimento Literário Bio-arte, criado para incentivar a reflexão diante da importância da conservação do meio ambiente. Ricardo morou por três anos na comunidade indígena Boca da Mata, e esse período que teve maior contato com o meio ambiente e recursos naturais que o influenciaram na obra.

“Comecei a escrever Meia Pata quando concluí Ciências Biológicas, e meu objetivo maior, então, era publicar um romance que envolvesse atemática ecológica. Ao longo dos cinco anos que passei trabalhando com o livro, acabei envolvendo-me com comunidades tradicionais, como seringueiros no Acre, e ribeirinhos e indígenas em Roraima, o que provavelmente chamou a atenção dos pesquisadores de Rondônia a colocar o Meia Pata como leitura obrigatória para os mestrandos”, explicou Ricardo Dantas.

Sinopse

Obra já foi referência usada no vestibular da Universidade Federal de Roraima (Foto: Arquivo pessoal)

Em Meia Pata, Ricardo Dantas apresenta Daniel Silva, biólogo pesquisador que, no final da década de 1980, tem como sonho estudar a maior selva do planeta. Ele acaba indo para Roraima e, completamente sem infraestrutura, parte em sua jornada ao interior da região amazônica. Com uma equipe de trabalhadores formada com mão de obra local, Daniel embrenha-se na mata fechada, onde acaba por conhecer, na prática, o que antes só via na televisão.