O artista indígena Jaider Esbell venceu o concurso PIPA Online 2016 com 3.789 votos. O Pipa Online é a categoria do Prêmio na qual todos os artistas indicados na edição vigente são convidados a participar. Jaider foi o primeiro roraimense a ser indicado ao prêmio e, após uma expressão massiva de votos, irá levar o prêmio de R$ 10 mil reais.
Segundo o artista, vencer o prêmio abre várias portas para a cultura e arte roraimense. “Enquanto artista de natureza coletiva, não me via com a menor chance em pensar nesta disputa como tal, o Estado de Roraima está no mapa das artes e isso o mundo vai ver. Seremos vistos por outros ângulos e isso revela a trajetória de um povo, revela os frutos da dedicação de mais de três décadas que me preparo para este momento”, relatou.
Para ele, a arte indígena contemporânea está em um grande momento. “É uma janela de projeção. E essa janela projeta, a todos nós, todos os que vivemos no mesmo espaço compartilhado, miscigenado, misturado. O Prêmio se tornou mais popular, nós nos tornamos mais humanos”, disse.
A segunda colocada também foi uma artista indígena, Arissana Pataxó, que recebeu 3.686 votos e será premiada com R$ 5 mil.
Jaider Esbell
Nascido na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, Jaider mora na Capital desde os dezoito anos de idade. Hoje, aos 36 anos, fala com muita clareza e serenidade dos sonhos que decidiu realizar: ser um grande artista, um comunicador, um contador de estórias do povo Makuxi.
Com três livros publicados, exposições individuais e coletivas em vários estados brasileiros, além da experiência de viver e trabalhar nos Estados Unidos, o artista reconhece que seu talento ganha ainda mais força quando é colocado a serviço da coletividade.
Ele optou por viver exclusivamente de produzir, vender e socializar voluntariamente suas habilidades, deixou o trabalho concursado apenas para dedicar-se aos conhecimentos entre comunidades indígenas e tradicionais em diversas partes do Brasil, especialmente na Amazônia.
Pipa online
Participaram também do 2º turno os artistas Matias Mesquita (922), Alexandre Mury (627), Moisés Patrício (461), Naiana Magalhães (431), Isaías Sales (286), Ingrid Bittar (233), Adriana Vignoli (221) e Leandra Espírito Santo (176).
A categoria on-line do PIPA aconteceu em dois turnos. O 1º foi de 17 a 24 de julho; o 2º, de 31 de julho a 7 de agosto. Apenas os artistas que conquistaram mais de 500 votos no 1º turno passaram para o 2º. De 63 artistas participantes inicialmente, apenas 10 se classificaram para o 2º turno.
Foram computados quase 10.700 votos, distribuídos entre os 10 artistas participantes durante a semana do 2º turno.