Cultura

Magia do circo encanta público em espetáculo de Natal

Mais de 2 mil pessoas conferiram o encerramento da programação de Natal da Assembleia Legislativa


Desde que perderam a mãe, o Natal para Ana Clara e Lucas não foi mais o mesmo. Mas após descobrirem um circo próximo de casa, a data adquiriu um significado diferente na vida dos irmãos. Essa foi a história foi contada durante o espetáculo “Um Sonho de Natal: Abrindo Caminhos para a Magia do Circo”, do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa, apresentado neste domingo (22), em duas sessões gratuitas no CAF (Centro Amazônico de Fronteiras).

Aproximadamente 2,3 mil pessoas assistiram às apresentações que marcaram o encerramento a programação de Natal do Poder Legislativo. Interpretando um dos personagens principal, uma criança órfã, Pedro Oliveira, de 13 anos, nunca se apresentou para um público tão grande e a emoção transbordou enquanto atuava no papel de Lucas. “Estou empolgado e feliz, apesar do nervosismo eu acho importante resgatar o significado do Natal nesse momento em que parece que tudo perdeu o verdadeiro sentido”, revelou o Pedro.

Na última apresentação do ano do programa Abrindo Caminhos, dedicação e compromisso foram as palavras chave utilizadas pela professora de teatro Kaline Barroso que, com a ajuda dos demais professores e convidados, conduziu as apresentações com mais de 700 integrantes das modalidades de jazz, balé, ginástica rítmica, teatro e coral. 

“Durante o ano temos as aulas e nesses quatro últimos quatro meses a gente se dedicou ao espetáculo de encerramento das atividades. Apesar de o roteiro ser feito por mim, toda a equipe se dedica e principalmente os 700 alunos. É um trabalho realizado com muita emoção”, comentou Kaline.

Abrindo Caminhos

Desde a sua criação, em 2016, mais de 9 mil crianças e adolescentes passaram pelo programa Abrindo Caminhos. Os ensaios, apresentações e espetáculos são resultados de um trabalho desenvolvido pelo Poder Legislativo.

As apresentações, segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD), são formas de transparecer o trabalho desenvolvido ao longo do ano com estas pessoas. “O que vocês estão conferindo aqui, nada mais é do que o trabalho que nós construímos ao longo desses anos. Respeito e gratidão à nossa equipe que construiu com muita dedicação, carinho e afeto, esse grandioso trabalho que estamos vivendo aqui”, disse Jalser, que em seguida, anunciou a inauguração da nova sede do Abrindo Caminhos em 2020, que contará com aproximadamente 4 mil vagas na capital, com um serviço específico para alunos com autismo.

Quem assistiu atentamente ao espetáculo confirma este resultado positivo. A dona de casa, Maria das Dores Neves se emocionou ao acompanhar a apresentação da neta. “Ela sonhava tanto com tudo isso, e hoje estamos vivendo essa realização. Esse programa é muito importante na vida não só das crianças, mas também dos pais que não tinham condições de pagar um curso assim”.