Um som experimental com influências da música regional define a banda roraimense Marambaya. A pegada também foi usada em seu primeiro videoclipe ‘Hutukara’ lançado essa semana na web. O vídeo tem direção de Fabricio Viana e Natasha Sarah e ganhou imagens psicodélicas, luz e cores com coreografia e imagens de recortes, tudo isso para reforçar a proposta da banda: mostrar o som psicodélico da Amazônia.
Marambaya
Foto: Levi Matos
O grupo é formado pelos músicos Geris-Ked Jr. (Vocalista e Guitarrista), Lucas Silva (bateria) e João Fellipe (baixo). Marambaya deriva da palavra Marambaia que era o apelido dado a marinheiros que não gostavam de trabalhar no mar, queriam ficar em terra em práticas boêmias. De acordo com João Fellipe, a banda foi criada em 2006, durante em uma viagem para Santa Helena, na Venezuela. “Ficamos em uma casa no topo de uma serra, foi quase q um retiro sonoro pra readequar nossas concepções musicais” relatou.
A banda migrou da antiga ‘Projeto Churras’ com um novo repertório mais consolidado e experimental, o que segundo João surgiu com influências musicais da própria cena roraimense. “Com o amadurecimento sentimos a necessidade de romper com essa identidade antiga, bem como buscamos e explorar outras vertentes mais vinculadas ao som regional. Essa mudança foi acontecendo de maneira muito natural, conforme a gente foi se aproximando de outros sons como o da JamRock, do Neuber, Ben Charles dentre tantos outros artistas fantásticos da cena roraimense” ressaltou.
Videoclipe
Foto: Marambaya/Arquivo pessoal
A produção ocorreu de forma independente e contou com um sistema de economia colaborativa, onde participaram artistas do Amazonas e de Roraima. O videoclipe foi gravado no Rio Curupira e contou com produção artística de colagem e tinta. “O projeto tem como objetivo passar os conceitos ambientais abstratos de maneira psicodélica” explicou o músico.
A canção recebeu o nome de ‘Hutukara’, a palavra deriva do yanomami e o significado aproximado indica “mãe terra”. “Buscamos inspiração em um artigo científico do Davi kopenawa intitulado “o cosmo segundo os yanomami” disse. A canção foi gravada em Goiânia, durante a turnê Marambaya no final de 2018 onde o grupo se apresentou por Manaus, Brasília e Goiânia.
O vídeo contou com a colaboração do Maping Ykaro Amorim e atores da Cia. Devaneios de teatro e pode ser assistido na página oficial do grupo no youtube, basta buscar Marambaya.