Cultura

Motociclistas se reúnem em Motociata para arrecadar alimentos

Percurso sairá da Praça do garimpeiro e percorrerá aproximadamente 33 quilômetros pelas principais vias da cidade

Para comemorar o dia do motociclista, integrantes de motoclubes de Roraima promovem nesta terça-feira (27) uma motociata a partir das 19h. O evento marca a distribuição de alimentos arrecadas para serem distribuídos a famílias carentes. O grupo possui um stand de localizado na Praça do Centro Cívico onde recebe as doações.

De acordo com o capitão Delcimar Ribeiro, presidente do do Motoclube Pé no Freio, o início do percurso ocorrerá na Praça do garimpeiro e percorrerá aproximadamente 33 quilômetros pelas principais vias da cidade. 

“Quem desejar participar pode contribuir com 2 quilos de alimentos não perecíveis a serem entregues no dia da motociata ou ligar para 98114.1189, a alimentação arrecadada será doada a pessoas em vulnerabilidade” explicou.

Delcimar adotou a vida de motociclista há três anos pilotando uma MT09 TRACER. “Ser motociclista não significa simplesmente possuir uma motocicleta e pilotar uma moto não te credencia como motociclista. Para ser motociclista não basta ter um capacete e uma jaqueta de couro, ser motociclista é um estado de espírito é uma paixão é um jeito de ser, respeitar e compartilhar” ressaltou.

Origem da data

A data, até 1998, era arbitrária. Cada grupo, ou mesmo cidades, comemoravam em datas independentes e ligada a motivos variados. Então, naquele ano, a Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM) começou a trabalhar para unificar a comemoração.

Foi então que surgiu o dia 27 de julho. Nesta data, alguns locais já comemoravam como Dia do Motociclista. Isso porque um deputado, em 1982, a criou atendendo o pedido de um dono de uma concessionária. A ideia era prestar uma uma homenagem póstuma ao seu ex-mecânico, falecido em 27 de julho de 1974.

Logo, a ABRAM optou por oficializar esta como a data oficial a ser comemorada em todo o Brasil. Desde 2000 a associação trabalha também com a Semana do Motociclista, como uma forma de valorizar e divulgar a comemoração ainda mais.