A Câmara Municipal de Boa Vista reconheceu o Movimento Hip Hop de Roraima em uma cerimônia de moção de aplauso realizada nesta quinta-feira (4). A homenagem aconteceu semanas após a vereadora Tuti Lopes apresentar um projeto de lei que institui o Dia e a Semana do Movimento Hip Hop no município.
Homenageados
Entre os homenagedos, figuras importantes do movimento, como Eduardo Queiroz (DJ Deejay), idealizador do Projeto Sociocultural Movimento Urbanus, e Ricardo Aguiar (Ricks), elemento de Graffiti art e criador do Instituto Maku-X. Ricks é conhecido por trazer o duelo de MCs nacional para Roraima e coordenar o evento Grafita Roraima.
Rafaela Pinheiro Souza (Rafah Black), primeira MC mulher a chegar na final da seletiva estadual para o Duelo de MC’s Nacional em 2021 e organizadora da Batalha Dela’s, também foi reconhecida. Outros homenageados foram Ederson Miquiles (Bboy Makita), que atua há 20 anos na dança Break, e Francisco Alves dos Santos (MC Frank), artista do rap roraimense há 19 anos.
Dia do Movimento Cultural Hip Hop
O projeto de lei foi proposto pela vereadora Tuti Lopes institui o “Dia do Movimento Cultural Hip Hop” em 11 de agosto e a “Semana do Movimento Hip Hop em Boa Vista” na segunda semana de agosto. O projeto também sugere que o Poder Executivo Municipal realize eventos culturais em escolas públicas, praças e outras instituições para comemorar as datas.