O músico Dennis Martins é conhecido na área cultural por sua música, sua dedicação e talento. Além de artista e gestor cultural, Dennis é comunicador, radialista e jornalista.
O músico está em uma temporada de shows no coração do Boi, na capital amazonense, Manaus. Sua próxima apresentação será no Boi Manaus no próximo sábado, dia 22, no sambódromo.
Ele já se apresentou na abertura da Feira do Tururi, durante o Esquenta Boi Manaus e e no Boteco de Meninas com o Grupo Amazonidas.
O Show de sábado ocorre no ‘Circuito Oficial do Boi Manaus – de volta à origem’ e contará com os trios Boi Elétric. O evento comemora os 353 anos da cidade de Manaus.
“São 23 anos sonhando com esse momento, ,e sinto acolhido e honrado de estar ao lado de grandes nomes como David, Mara Lima, Márcia Siqueira, Luciano Araújo entre outros. Graças a Deus todos conhecem meu trabalho, e sem soberba, tenho talento e humildade pra me divertir em cima do palco bovino. Meu coração vai saltar ao subir naquele trio que sempre via pela tv, ou assistindo como público” contou.
Na área cultural, o músico recebeu o nome de príncipe da toada (Foto: Divulgação)
Dennis Martins
O amazonense roraimado Dennis Martins é jornalista, professor, cantor de toadas e folclorista. Chegou em RR em 1995, no auge do Boi-Bumbá à Região.
Antes de cantar toada, participou como Membro efetivo do Madrigal de Roraima onde a maestrina Miriam Blos (Canarinhos da Amazônia) lhe ensinou o canto e divisão de vozes além de técnicas Vocais e, em seguida, foi cantar como tenor no Coral do Estado com então maestro Dirson Costa (autor da música do Hino do Estado de Roraima). Viajou representando o estado com 30 vozes em Caracas/Venezuela onde se apresentou no Teatro Tereza Careño e Parque Nacional El Ávila.
Em 1997 fundou o Grupo Folclórico Kariwá com 25 componentes. O mesmo grupo fez turnê mais uma vez pela Venezuela cantando a toada da Amazônia. No estado Bolívar cantou e encantou nas cidades de: Guasipati, El Callao, Ciudad Bolivar e Soledad. No estado Monagas brilharam na cidade de Maturín, no Rodeio Estadual.
A vida folclórica e de cantor não parou. Com o grupo Kariwa estreou no evento na Fronteira De Pacaraima, o famoso Micaraima cantando para centenas de pessoas a toada da Amazônia.
Em 2005 foi um dos jurados no Festival das Tribos em Juruti, no Pará, onde o levantador da tribo Munduruku ainda era o então atual levantador de toadas do Boi Garantido, Sebastião Júnior.
Há dois anos fundou a Banda Tamurá, o Corpo de Dança Bailado Real e a marca do Príncipe da Toada – atual codinome que o identifica no Amazonas.