Os familiares da senhora Nadir Maria da Silva são conhecidos pelas tradicionais festas no bairro Calungá, onde todos os anos se reúnem para organizar uma ação de graças. Devido a pandemia, esse ano a comemoração foi diferente.
Com distanciamento, os netos da Dona Nadir se reúniram para o seu aniversário de 91 anos, matriarca da família e moradora há 50 anos do bairro Calungá. Sua história se confunde com o desenvolvimento do bairro e de sua família, que unida, é responsável por realizar anualmente a ‘Corrida dos primos’, evento solidário que marca as atividades da região.
Os primos fizeram uma carreata e trouxeram balões e cartazes. Todo o aniversário foi comemorado na rua onde dona Nadir mora.
“Foi a forma que encontramos de não deixar passar em branco uma data tão especial, sem coloca-la em risco. Tudo de longe, ela fez uma oração e nos deu a sua benção” contou a neta da dona Nadir, Mayara Aragão.
História
Nadir Maria da Silva nasceu no dia 20 de junho de 1929, casada com Manoel Pedro da Silva. Mudou-se em 1969 para o bairro Calungá. Por ser uma família tradicional da cidade, em 1990, no aniversário de 100 anos da criação do Município de Boa Vista, Manoel Pontes foi agraciado com a “Medalha de Honra Mérito Rio Branco”, na Câmara Municipal de Boa Vista, em reconhecimento ao seu trabalho para o desenvolvimento socioeconômico desta cidade.
Juntos eles criaram os 16 filhos, e com as dificuldades da época não tiveram uma vida muito fácil, onde ela lavava roupa para fora e ele trabalhava como guarda territorial e funcionário do antigo Matadouro de Boa Vista. Hoje dona Nadir, já tem cerca de 120 netos, bisnetos e tataranetos.
Manoel Pedro era devoto de São Pedro, sempre muito alegre e um dançarino “pé de valsa”, anualmente no dia 29 de junho (data do seu aniversário), ele fazia uma grande fogueira no quintal de sua casa, e realizava grandes festas para toda a família e convidados. Hoje a família mantém o arraial sendo realizado sempre no dia 20 de junho. O patriarca faleceu no dia 19 de abril de 1998. E dos 16 filhos já faleceram dois, José Maria Pedro da Silva e Valdecir Pedro da Silva.
Os outros filhos são: Ademir Pedro da Silva, Maria Raimunda, Maria Felisberta, Maria Cléa, Maria Luiza, Maria Teresa, Maria José, Maria Júlia, Maria Madalena, Maria Consolata, Maria das Neves, Maria Adelaide, Maria Cristina e Maria Helena.