Cultura

Nutricionista alerta para a importância de uma boa alimentação

A nutricionista Luciana Santana listou alguns alimentos que ajudam a manter um colesterol equilibrado

O colesterol alto pode causar ataques cardíacos e diversas doenças. Seu tratamento é feito com simples mudanças na alimentação, prática regular de atividade física e, em alguns casos, uso de medicamentos para o colesterol receitados pelo médico.

Anualmente, segundo dados do DATASUS, cerca de 340 mil brasileiros morrem vítimas de doenças cardíacas e, atualmente, de acordo com a Campanha Nacional de Alerta Sobre o Colesterol Elevado, 40% da população está com o colesterol alto, o que pode causar, dentre outras doenças crônicas, o infarto e o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

No Brasil, agosto é o mês de Combate ao Colesterol e a nutricionista Luciana Santana deu dicas simples que podem auxiliar a manter o colesterol equilibrado e não se preocupar com doenças.

O controle do colesterol LDL é essencial para que o corpo possa produzir os hormônios corretamente e por isso seus valores devem ser mantidos, preferencialmente entre 70 e 100 mg/dL, através da alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos.

De acordo com a nutricionista Luciana Santana, é possível manter seu colesterol equilibrado com ajuda da alimentação. Pequenas mudanças no dia a dia podem fazer a diferença para manter o bom funcionamento do organismo.

Uma das principais dicas é evitar frituras e gorduras saturadas. “Incluir mais peixes na sua dieta no lugar de carne vermelha. Para temperar, adicione azeite extravirgem nas suas refeições com acidez mínima, vidro escuro e os mais novos são os melhores”, explicou a nutricionista.

As castanhas, também conhecidas como frutas oleaginosas, são fontes de fibras, ricas em vitaminas e minerais, como o potássio, selênio, magnésio e o zinco.

Por serem compostas de gorduras saudáveis insaturadas, como ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados, elas trazem efeitos benéficos, como diminuição do LDL (colesterol ruim) e pelo aumento do HDL (colesterol bom).

“Troque os carboidratos refinados por carboidratos integrais e inclua semente de linhaça nas suas saladas. A boa e velha aveia tem um teor de fibras e betaglucanas que melhoram as taxas de colesterol, além de aumentar a quantidade de oleaginosas: castanha, avelã, nozes, macadâmia, etc”, relatou a especialista.

Outra dica da nutricionista é não tomar apenas sucos, mas sim incluir as frutas na dieta. Segundo ela, algumas pessoas se limitam a ingerir apenas o líquido e deixar de lado as frutas, perdendo muitos benefícios.

“Coma as frutas dos sucos! Quando ingerimos somente o suco, deixamos de ingerir uma porção de fibras que elas oferecem. Invista em frutas e vegetais ricos em gordura boa, tais como: abacates, açaí, tucumã, entre outras”, disse.

A nutricionista faz um alerta em relação às atividades físicas. “A prática de atividades físicas regulares aumentam o bom colesterol HDL e, com isso, diminuem o mal colesterol LDL”.

Complemente o seu tratamento médico com os remédios naturais de canela. O chá de canela é uma opção deliciosa, mas também há outras formas agradáveis de consumir esta especiaria.

“Novos estudos concluem que uma colher de chá de canela por dia ajuda no controle do colesterol. Controle os níveis de glicose e colesterol com o chá. A canela é um excelente remédio alternativo. Ela ajuda efetivamente a reduzir os níveis de glicose e colesterol no sangue”, afirmou.