O período que compreende as quatro semanas que antecedem o Natal é chamado pelos católicos de Advento. Para os cristãos, esse é um tempo de redescobrir, melhorar e amadurecer a relação com a espiritualidade. Ou seja, de preparar corações e mentes para a celebração do nascimento de Jesus.
Segundo a tradição cristã, o dia certo para montar a árvore de Natal é no primeiro domingo do Advento — tempo litúrgico que dura quatro semanas e marca a preparação para o nascimento de Jesus. Em 2022, essa data foi neste domingo, 28 de novembro.
Segundo a igreja católica, enfeitar a árvore é uma analogia para a preparação dos cristãos para o Natal, e por isso está presente ao longo de todo esse período.
“A árvore representa a vida e a busca da transformação. A gente se enfeita com as qualidades de mudança de vida que pede o Advento: bondade, compreensão, vivência da paz e do amor. É fazer do coração a manjedoura para acolher o Salvador. Assim como a árvore de Natal iluminada, o cristão deve iluminar sua vida e a vida da sua casa com a luz de Cristo ao longo do tempo de advento”.
Significado e período do Advento
A palavra “advento” tem origem latina e significa “chegada”, “aproximação”, “vinda”. No Ano Litúrgico, o Advento é um tempo de preparação para a segunda maior festa cristã: o Natal do Senhor. Neste tempo, celebramos duas verdades da fé: a primeira vinda (o nascimento de Jesus em Belém) e a segunda vinda de Jesus (a Parusia). Assim, a Igreja comemora a vinda do Filho de Deus entre os homens (aspecto histórico) e vive alegre a expectativa da segunda vinda d’Ele, em poder e glória, em dia e hora desconhecidos (aspecto escatológico).
Realização e confirmação da Aliança de Deus
A chegada do Natal, preparado pelo ciclo do Advento, é a realização e confirmação da Aliança anunciada no passado pelos profetas. É a Aliança do amor realizada plenamente em Jesus Cristo e na vida de todos aqueles que praticam a justiça e confiam na Palavra de Deus.
Estamos em tempo de educação de nossa fé, quando Deus se apresenta como oleiro, que trabalha o barro, dando a ele formas diversas. Nós somos como argila, que deve ser transformada conforme a vontade do oleiro. É a ação de Deus em nossa vida, transformando-a de Seu jeito.
E quando desmontar?
O dia que marca o fim das festividades de Natal na Igreja Católica é o Dia de Reis, que acontece no dia 6 de janeiro. No entanto, como a celebração da liturgia em si só acontece no domingo após a data, a decoração se estende até o dia 08 de janeiro de 2023
Significados de cada símbolo do Natal:
Árvore: significa a vida, símbolo da vida, nascimento, crescimento e união;
Bolas e Guirlanda: representam os frutos que desejamos alcançar e a prosperidade na vida;
Velas e luzes: Jesus é a Luz que veio iluminar a humanidade que caminhava nas trevas, trazendo a esperança ao povo;
Presentes: simboliza o presente de Deus à humanidade, ou seja, Jesus doa-se à humanidade revelando o amor do Pai a todos.
Presépio
Já o presépio deve aguardar mais duas semanas para ser montado: ele aparece no terceiro domingo do Advento — 11 de dezembro —, que é marcado pelo Evangelho da anunciação de Jesus pelo anjo Gabriel à Maria.
Esta data também é uma alternativa para montar a árvore de Natal, já que alguns grupos católicos têm o costume de preparar ambos na mesma data.