O pagamento de cachês de artistas de atividades culturais e cadastro de fazedores de cultura do Edital Cultura em casa estão previstos para ocorrer nessa sexta-feira, dia 28, às 9 horas, em cerimônia no Auditório José Celestino da Luz do Palácio da Cultura.
São 48 artistas de cultura que irão receber os cachês atrasados, entre artistas solo e grupos.
Durante o evento, ainda ocorrerá assinaturas de 17 artistas referente contrato do Edital Cultura em Casa e exposições referentes a implementação da Lei Aldir Blanc.
O evento que contará com a presença do Governador Antonio Denarium será realizado também o anúncio de restauração dos espaços culturais Teatro Carlos Gomes, Casa da Cultura e do Palácio da Cultura que hoje é sede da Secult.
De acordo com o secretário Johnson Castro, o evento irá realizar uma série de medidas tomadas pela Secretaria de Cultura durante o ano de 2020.
“Nesta sexta feira, receberemos nossos artistas para assinar 17 contratos que foram contemplados com o edital Cultura em Casa, além de artistas que participaram de ações durante o ano de 2018 que ficaram sem receber, e que nesse momento de pandemia o governador Antonio Denarium se senbilizou para a realização desse pagamento. Nesse momento, também iremos falar sobre como a Secretaria irá atuar diante de um plano de ação para concretizar a Lei Aldir Blanc em Roraima” explicou.
Cultura em casa – Respeitando a necessidade do distanciamento social diante da pandemia de Coronavírus (COVID-19), o Governo de Roraima, por meio da Secult, lançou o edital de credenciamento de artistas e “fazedores de cultura” para apresentações online. O edital integra o projeto “Cultura em Casa” e contempla artistas com benefícios que variam de R$ 500 a R$ 1.500. O credenciamento ainda está aberto.