As últimas horas de vida de Jesus Cristo serão encenadas por 180 atores do Grupo Teatral Jovens da Arte, da Área Missionária São Raimundo Nonato da Diocese de Roraima. A 10ª edição da Paixão de Cristo que ocorre em Boa Vista será na sexta-feira Santa, dia 19 de abril, no palco Aderval Rocha, no Parque Germano Augusto Sampaio, às 18 horas, zona Oeste da Capital. A expectativa de público é de cinco mil pessoas.
Os preparativos para o espetáculo iniciaram em novembro do ano passado, com pesquisas, roteiros, textos e figurino. A formação, que compreende no estudo no campo espiritual, bíblico, humano e teatral, iniciou em janeiro de 2019 e os ensaios vêm ocorrendo desde fevereiro.
Para tudo estar alinhado, o Grupo Teatral faz um ensaio geral na quinta-feira, véspera da apresentação, às 19 horas, no Palco Aderval Rocha. “Será um momento de oração, reflexão e espiritualidade. Vamos relembrar a trajetória de Jesus Cristo até a crucificação e ressurreição, com cenas de reflexão e uma atuação de qualidade, que a cada ano que passa nos surpreende”, disse Evangelista Siqueira, que há 10 anos faz parte da Coordenação de Comunicação do Evento.
Algo que chama a atenção na peça teatral é o figurino. Depois de pesquisas e estudos bíblicos, as roupas dos atores foram confeccionadas por voluntárias das comunidades da Igreja Católica. E para dar vida a tudo isso, além dos atores, o espetáculo terá grande estrutura de som e iluminação.
Para Maria Joselha da Silva, que representa Maria, mãe de Jesus, o sentimento é de profunda mística e pequenez. “Maria foi uma mulher muito forte na dor e muito Santa na oração, silêncio e seguimento ao próprio filho. Ela [Maria] é exemplo perfeito de ser Cristã e interpretá-la me aproxima de Jesus”, disse.
ESTRUTURA – O público poderá se acomodar nas arquibancadas, que serão montadas no entorno do palco – laterais e frente -, como também na área frente ao palco. Mulheres lactantes, idosos e portadores de necessidades especiais terão local reservado.
A segurança de trânsito e do local serão feitos por agentes do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e Smtran (Secretaria Municipal de Trânsito), além de guardas municipais e policiais militares.