Cultura

Palácio da Cultura é incorporado ao patrimônio cultural de Roraima

O prédio é composto por três pavimentos, contendo auditório, biblioteca infantil e científica, sala de áudio e vídeo

O Palácio da Cultura Nenê Macaggi, inaugurado em 18 de agosto de 1993, com terreno originalmente pertencente ao município de Boa Vista, foi incorporado ao patrimônio Estadual por meio da Segad (Secretaria Estadual da Gestão e Administração Estratégica).

O processo iniciou em 2021 com análise da documentação e diálogo com a Prefeitura de Boa Vista, e culminou com a emissão da escritura do terreno entregue ao Estado nesta terça-feira (30), uma importante conquista para o patrimônio cultural de Roraima.

Localizado na Praça do Centro Cívico, o prédio está em um terreno medindo 2.796,94m² e edificação composta por três pavimentos, contendo auditório, biblioteca infantil e científica, sala de áudio e vídeo, coreto na área externa, além de ser sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima.

O local já foi palco de importantes eventos como apresentações musicais e de dança, mostras de arte, formaturas, convenções entre outros.

O Estado agora conta com titularidade absoluta da propriedade, o que assegura o direito de administrá-la de maneira eficiente, podendo sobretudo realizar edificações e benfeitorias que forem convenientes.
 
PALÁCIO NENÊ MACAGGI

O Palácio da Cultura Nenê Macaggi, que completa 30 anos em 2023, é um patrimônio histórico público estadual onde a população pode apreciar a arte, conhecimento, histórias e costumes.

Construído na gestão do então governador Ottomar de Sousa Pinto, o prédio passou a denominar-se Nenê Macaggi em 2004 – por meio do Decreto Estadual nº 5.975-E-, como reconhecimento à importante contribuição dada pela escritora à literatura roraimense, quando deu destaque à vida do boa-vistense no livro “Mulheres do Garimpo”, nos anos 70.