Cada vez mais se percebe a utilização de computadores por crianças mais jovens em casa e também nas escolas. O uso excessivo, porém, pode trazer malefícios para o desenvolvimento dos jovens.
Uma pesquisa americana sugere que o uso excessivo de teclados e telas sensíveis ao toque em vez de escrever à mão, com lápis e papel, pode prejudicar o progresso das crianças.
Desenvolvida pela neurocientista cognitiva Karin James, da Universidade de Bloomington, nos Estados Unidos, a pesquisa arrecadou dados de crianças que, apesar de ainda não alfabetizadas, eram capazes de identificar letras, mas não sabiam como juntá-las para formar palavras.
No estudo, as crianças foram separadas em grupos diferentes: um foi treinado para copiar letras à mão enquanto o outro usou computadores.
Cientistas também usaram exames de ressonância magnética para analisar quais áreas do cérebro eram ativadas e, assim, tentar entender como o cérebro muda enquanto as crianças se familiarizavam com as letras do alfabeto.
Respostas diferentes
Os pesquisadores descobriram que o cérebro responde de forma diferente quando aprende através da cópia de letras à mão de quando aprende as letras digitando-as em um teclado.
As crianças que trabalharam copiando as letras à mão mostraram padrões de ativação do cérebro parecidos com os de pessoas alfabetizadas, que conseguem ler e escrever.
O cérebro estabeleceu uma ligação entre o processo de aprender a escrever e o de aprender a ler. Este não foi o caso com as crianças que usaram o teclado.
“Os dados do exame do cérebro sugerem que escrever prepara um sistema que facilita a leitura quando as crianças começam a passar por este processo”, disse James.
Além disso, desenvolver as habilidades motoras mais sofisticadas necessárias para escrever à mão pode ser benéfico em muitas outras áreas do desenvolvimento cognitivo, acrescentou a pesquisadora.
“Em partes do mundo, há uma certa pressa em introduzir computadores nas escolas cada vez mais cedo, isto pode atenuar esta tendência”, disse Karin James.
Muitas escolas americanas já transformaram o ensino da escrita à mão em alternativa opcional para professores. Por isso, muitos educadores não ensinam mais caligrafia.
Uma solução seria usar algum programa em um tablet que simulasse o ato de escrever à mão, aliando a tecnologia com a técnica de aprendizado.
Fonte: BBC Brasil