Cultura

POKÉMON GO: Roraimenses falam das expectativa sobre o jogo

Segundo site especializado, lançamento do jogo no Brasil deverá ocorrer neste domingo

A espera dos brasileiros pelo jogo Pokémon Go pode estar com os dias contados. Conforme o site especializado ‘MMO Server Status’, os servidores que serão utilizados pelos jogadores já estão quase prontos, o que indica lançamento provável para este domingo, 31.

Por enquanto, a data está sendo encarada com desconfiança, já que nem a Niantic, a desenvolvedora do jogo; nem a Nintendo, empresa detentora dos direitos da marca Pokémon, se pronunciaram oficialmente. Apesar disso, muitos jogadores roraimenses já estão na expectativa pelo lançamento do game.

“Estou ansioso. Cresci acompanhando os jogos portáteis e cheguei a baixar o aplicativo adiantado, antes do lançamento oficial aqui no Brasil”, revelou o jornalista João Paulo Pires, de 27 anos.

Lançado inicialmente em três países (Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia) no dia 06 de julho, o jogo para smartphone se tornou uma febre em pouquíssimos dias, batendo recordes globais de downloads. Só para se ter uma ideia, o game fez com que as ações da Nintendo se elevassem em 64%.

Utilizando a câmera de um smartphone, mapas e GPS, o game faz com que o jogador se tranforme em um verdadeiro treinador Pokémon, fazendo o uso da tecnologia de realidade virtual. Segundo a Niantic, a proposta é fazer com que o jogador explore ao máximo as regiões de seu próprio mundo, com objetivo de capturar os monstrinhos, além de vencer alguns desafios.

“Querendo ou não, ele é um jogo que acaba cativando todas as gerações de jogadores, justamente por ser uma versão simplificada do que deveria ser os jogo dos consoles portáteis, além da agilidade e da interação com a nova tecnologia”, destacou o jornalista.

Apesar de ser uma inovação, o game não escapou de ser alvo de algumas polêmicas. Na Austrália, por exemplo, um motorista de 19 anos bateu com o seu carro em uma escola na cidade de Melbourne, enquanto caçava pokémons. No Reino Unido, uma professora de 26 anos largou o emprego para virar jogadora profissional. Na China, o governo local incluiu o jogo na lista de serviços bloqueados no país; e nos Estados Unidos, uma jovem de 19 encontrou um corpo boiando em rio próximo da sua casa, enquanto jogava.

“Apesar desse incidentes, o jogo é um sucesso e creio que muita gente deverá baixar o aplicativo assim que for lançado no Brasil”, pontuou a estudante Karla Patrícia de Lima.