A sedução do tango vai invadir Boa Vista a partir de amanhã, 14, com a chegada do professor argentino Federico Gonzalez, que está de passagem pelo Brasil para ensinar a arte portenha. No próximo fim de semana, o dançarino irá ministrar um workshop em Boa Vista, evento promovido pelo Fórum de Dança Roraima.
O evento será realizado no Complexo de Artes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRR), das 19h às 21h no sábado, 18, e das 10h às 12h e 17h às 19h no domingo, 19. As inscrições estão abertas, com vagas limitadas.
A professora de dança, Luana Amaral (Academia de Dança Passo a Passo), organizadora do evento, explicou que as aulas não serão voltadas apenas a profissionais, pois partirão dos fundamentos da dança. “As aulas serão para iniciantes e qualquer pessoa pode participar. Haverá um outro momento voltado especificamente para os que já têm um conhecimento sobre a dança a dois”, enfatizou.
Paralelamente, o profissional estará disponível para dar aulas particulares a casais que queiram estudar a dança argentina mais a fundo. “As vagas tanto para o workshop quanto para as aulas particulares são limitadas, por isso é importante que os interessados garantam logo sua vaga”, disse.
A professora explicou que existe uma diferença entre o tango presenciado nas apresentações artísticas, em coreografias ensaiadas, que, em geral, são voltados para turistas ou para públicos de casas de espetáculos; e o tango de salão, dançado nos bailes. “Embora seja comum profissionais da dança aderirem ao tango, nem sempre esta dança está em cenários ou apresentações e pode ser praticada por amadores sem maiores dificuldades”, disse.
Os benefícios para quem dança tango são muitos, pois além de se escutar uma boa música, pode-se interpretá-la através da dança, com postura, elegância, expressão corporal, compartilhando com a parceira (o) o prazer do momento de bailar a dois e, ainda, praticando exercícios em prol da saúde. “É uma boa oportunidade poder aprender a dançar tango, um baile bonito, envolvente, sensual, abraçado, com sentimento e interpretação musical. Um benefício para o corpo e para mente, que também funciona como exercício de baixo impacto, proporcionando um excelente condicionamento físico e sociabilidade”, disse.
Luana esclareceu que todos os que desejarem podem aprender a bailar tango, assim como outras modalidades de dança a dois. “O aluno aprende a desenvolver as habilidades necessárias, quando trabalhadas por profissionais que lecionam de maneira adequada”, frisou.
PROFESSOR
O professor Federico Gonzalez iniciou sua carreira em 2005, com aulas de dança de salão em sua cidade natal, Pergaminho, na Argentina e neste ano começou a ministrar oficinas no Brasil, onde já passou por cidades como São Paulo, Fortaleza, Recife, Caruaru, Vitória, Salvador, Joinville, e agora chega a Boa Vista. Mais informações pelo telefone: 9121-6931
Cultura
Professor argentino ministra workshop de Tango em Boa Vista
Federico Gonzales já passou por várias cidades brasileiras para difundir a dança portenha