Cultura

Professor cria galeria em casa em homenagem à sua esposa

Shaolam: Sua essência é a criação estética e a elaboração artística em prol da saúde

Uma obra de arte consegue, por si só, transmitir sentimentos como alegria, desespero, angústia e felicidade, de maneira única e pessoal, porém uma galeria inteira pode transmitir o amor e o compromisso de um casal ao longo dos anos.

O amor à arte e à sua esposa fez com que o professor Arlindo Loureiro, 60, criasse em casa, uma galeria de arte. A proposta é incentivar a esposa, Shaolam de 56 anos, a criar pinturas que simbolizem seus sentimentos mais internos e profundos. 

Atualmente, Shaolam está se recuperando de uma doença que a deixa a maior parte do tempo em repouso. Sem poder trabalhar, a artista recebeu incentivo do marido para voltar a pintar. A proposta está ligada à teoria sobre o desenvolvimento emocional que dá grande importância para a criatividade como um elemento atrelado à saúde.

A galeria teve início com treze obras, entre elas, telas emolduradas e pintadas a óleo, acrílicas que retratam a natureza, a paisagem roraimense, cavalos selvagens, a vida dos indígenas e as memórias da artista. Algumas dessas obras foram feitas há mais de vinte e cinco anos e ficaram guardadas ao longo do tempo.  Segundo Loureiro, o espaço baseia-se na ideia de que o processo criativo é terapêutico e enriquecedor da qualidade de vida das pessoas.

“Sempre notei que ela tinha talento, mas ela pintava como um passatempo, agora resolvi criar um espaço para que ela possa expor suas obras e incentivar ainda mais a sua ligação com a arte” explicou.

Segundo ele, a artista ficou mais de quinze anos sem pintar. Hoje, a pintura funciona de uma forma terapêutica. Sua essência é a criação estética e a elaboração artística em prol da saúde. A iniciativa não para por aí, Arlindo explica que pretende se especializar como curador, e abrir um espaço destinado aos artistas de Roraima.

“Em nossa família sempre tivemos uma ligação com arte, sou professor, gosto de escrever, tenho livros publicados, acho que podemos ser um exemplo para os nossos filhos. É importante criar espaços privados, saber que a arte pode ser tema de debate em casa”, ressaltou.

Quem quiser conhecer a galeria pode agendar as visitas por meio dos telefones 991526931 (vivo) e 981259601 (TIM). A Galeria está localizada na Rua Totinho Mota, nº 104, no bairro Paraviana.