Cultura

Programa aborda a história do Carnaval em Roraima

O Programa Margem Cultural será gravado nessa quarta-feira (03) na Praça da Bandeira, às 16 horas

O Margem Cultural abre espaço para falar dos blocos carnavalescos. O programa será gravado na Praça da Bandeira nessa quarta-feira (03), a partir das 16 horas, com participação do público. A ideia é enfatizar a importância do resgate dos blocos de rua, e um dos participantes será o compositor e intérprete Joemir Guimarães, que fica à frente da orquestra carnavalesca Confete & Serpentina. 

A proposta é relembrar os antigos carnavais de rua que eram realizados em praças públicas. O programa terá presença de blocos carnavalescos e personalidades do samba roraimense. Na ocasião, o artista Amazon Okaba confeccionou máscaras de carnaval exclusivas para os convidados.

O projeto é realizado pela TV Ativa em seu primeiro programa do ano. Trata-se de um programa especial que entra na programação do telespectador aos sábados, às 22h30, com reprise no domingo às 22 horas.

De acordo com a jornalista Marleide Cavalcante, o Margem Cultural é um programa de TV que evidencia a cultural regional ao som de boas músicas e papos importantes, em especial sobre a Cultura de Roraima. “A proposta é somar na identificação dessa cultura e mostrar os potenciais do que é produzido na região: artes plásticas, dança, música, poesia, turismo ecológico e falar sobre assuntos pertinentes, que dizem respeito à melhoria de vida do habitante da cidade, como políticas públicas e direitos humanos”, ressaltou.

Na TV, o programa aborda uma dinâmica diferenciada dos produtos de televisão convencionais, é itinerante e conta com toda uma estrutura de cenário e profissionais que trabalham com produção de conteúdo, sonoplastia, figurino, cenografia, produção de platéia. O resultado é um produto audiovisual de qualidade feito em Roraima.

Youtube

O programa de TV ganhou muita repercussão com a internet. Uma página no Youtube disponibiliza todos os programas exibidos. “Muita gente nos escreve para buscar informações sobre o nosso Estado, sobre Boa Vista, interessados na nossa região, na tríplice fronteira, nos artistas locais e na nossa cultura de um modo geral, isso é gratificante, e mostra o papel social que um programa de TV pode atingir quando pensado com criatividade e com um olhar crítico para a região”, explicou a produtora e publicitária Gizelle Araújo.

Participação do público

O Margem Cultural foi gravado em diversos pontos da capital, entre eles, Praia do Caçari, Porto do Iate Clube, Restaurante Cajueiro, Haras Cunhã Pucá, Praça do Mirandinha e o de hoje será gravado na Praça da Bandeira. O público poderá participar e assistir as gravações.

O Programa tem 50 minutos, divididos em quatro blocos, as gravações são realizadas em ambiente externo com um modelo leve e descontraído, os convidados participam e opinam durante as gravações de forma livre, o programa também conta com análises de especialistas, que entram de encaixadas nos assuntos e reportagens.

Equipe

O Margem Cultural é coordenado pela Empresa LUMAX, exibido pela Tv Ativa, canal 20. Apresentado pela Jornalista Marleide Cavalcante, produzido por Gizelle Araújo, sob direção geral de Sulamires Araújo e direção de imagens de Mauro Gruber. O programa também conta com os parceiros Sérgio Barbosa da Projetar, o artista Edney Pereira e Bruna Sack do Café Bistrô.