Cultura

Programa irá levar Mostra de cinema para crianças e adolescentes

A proposta irá unir as instituições em busca da educação entre crianças e adolescentes por meio da linguagem cinematográfica

Levar o cinema até as crianças que nunca tiveram a oportunidade de assistir a um filme na tela grande. Essa é a proposta do Cine Ale Cidadania, encabeçado pela Assembleia Legislativa de Roraima. Um termo de Cooperação Técnica onde os órgãos irão desenvolver as ações de educação e cultura por meio do Cine ALE Cidadania.
O termo foi assinado nessa quarta-feira (22) por representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público do Estado de Roraima, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Contas do Estado de Roraima, Secretaria Estadual de Educação e Desporto e Ministério Público de Contas.
O projeto tem como objetivo levar às classes mais carentes uma opção de lazer, além de formar um novo público de cinema e mostrar a ele a produção nacional e internacional nesse gênero. De acordo com o presidente da Ale, Jalser Renier, antes da exibição de cada filme, os alunos vão assistir a um vídeo informativo com temas como gravidez na adolescência, uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros, além de oferecer filmes com a indicação de faixa etária correspondente a cada aluno. Os filmes serão passados por uma avaliação antes de participar da Mostra.
“Antes de cada filme, iremos oferecer um curta-metragem de sete minutos com material indicativo para que os alunos possam aprender por meio da diversão e que uma mensagem educacional e esclarecedora seja repassada para eles. O nosso principal objetivo desse projeto é a informação que queremos passar para esses estudantes, com participação direta de todas essas instituições”, explicou.
Segundo a secretária estadual de educação, Selma Mulinari, a proposta é válida para unir as instituições em busca da educação entre crianças e adolescentes. “Vamos acompanhar o projeto e ajudar na execução dele, é uma parceria que oportuniza o acesso a crianças que nunca assistiram filmes, além de incentivar o estudo que pode ser repassado por várias linguagens, inclusive por meio do cinema. A escolha do filme é importante no processo pedagógico e nós, como educadores, que devemos saber como utilizar essa ferramenta”, explicou.
Cada unidade escolar determina o critério de seleção dos alunos beneficiados, que pode ser sorteio, comportamento em sala de aula ou a produção de uma redação. Os alunos são transportados em ônibus oferecidos pela Assembleia Legislativa, recebem o ingresso, pipoca e refrigerante. Os gestores das escolas propiciam a utilização do conteúdo dos filmes em sala de aula nas diversas disciplinas.
Todo o transporte do aluno é realizado por uma equipe de segurança da Assembleia com o apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, desde a saída, chegada ao cinema e retorno à escola.