A decoração temática voltada para a cultura nordestina, comidas típicas, exposição de arte, apresentações culturais e muito forró transformam o Parque Anauá em uma grande vitrine cultural durante 10 noites de festa.
Esta é a 25ª edição do Arraial do Anauá, que começou no dia 24 de junho e segue até o dia 3 de julho, atraindo milhares de pessoas diariamente ao evento mais tradicional do Estado e da região Norte.
Com o tema “Quem é filho do Norte é neto do Nordeste”, o evento traz faz uma homenagem ao poeta e compositor Eliakin Rufino, e a valorização à população que veio do Nordeste para Roraima e contribuiu com a formação do povo roraimense. A história pode ser apreciada na Galeria de Artes Luiz Canará, onde foi montada uma exposição que mostra as raízes nordestinas reafirmando a importância da cultura e tradição para o roraimense.
A governadora Suely Campos destacou que o Estado não mediu esforços para proporcionar um ambiente tranquilo aos visitantes. “Trabalhamos muito para oferecer esta linda festa para as famílias de Roraima e para os turistas que nos visitam. O Arraial do Anauá é um evento que já acontece há 25 anos e o seu resgate mostra o compromisso que temos com as tradições do nosso povo”, declarou.
O Arraial do Anauá é uma parceria com várias secretarias e instituições do governo, como a Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura), a Cerr (Companhia Energética de Roraima), a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Seapa (Secretaria Estadual de Agricultura Pecuária e Abastecimento), Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) e polícias Civil e Militar.
Os visitantes do Parque também podem conhecer a Fazendinha da Seapa, com exposição de mini animais, peixes, frutas, verduras e legumes produzidos no Estado. Além de um apiário com distribuição de favos de mel para degustação e o preparo da tapioca, beiju e farinha por produtores indígenas. A pescaria também é sucesso, onde as crianças pagam R$ 1 e podem trocar os peixes por uma muda de planta nativa. O dinheiro da pescaria será revertido para a Rede Cidadania.
Os órgãos de segurança estão atuando de forma integrada durante os 10 dias com mais de mil profissionais das instituições da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar de Roraima e Detran/RR (Departamento Estadual de Trânsito) para garantir que o visitante se divirta com tranquilidade.
Para garantir o fluxo dos veículos com tranquilidade, o Detran bloqueou os três retornos localizados em frente ao Parque Anauá. O acesso ao evento é pelo portão principal, onde o estacionamento tem disponível uma média de 500 vagas. As outras entradas do Parque estarão fechadas e a permanência de veículos dentro do local é permitida apenas aos automóveis credenciados.
Ao todo, 24 quadrilhas juninas, 12 do grupo Especial e 12 de Acesso, participam este ano do concurso extasiando o público com criatividade, beleza e talento. Além da animação das quadrilhas juninas e das bandas locais, das exposições de artesanatos e das brincadeiras, quem prestigiar o Arraial do Anauá terá a oportunidade de saborear as comidas típicas de várias regiões, cada noite com um tema diferente.
Este ano, além dos palcos do Forródromo e do Anfiteatro, o público conta com o palco da Expoarrte que, além da feira de artesanato e de gastronomia, tem recreação para as crianças (desenho e pintura), aulas de zumba e apresentação dos trios de forró pé de serra, cada palco com programação específica.
E todo o espetáculo de atrações culturais pode ser acompanhado pela televisão, por meio das transmissões ao vivo realizadas por vários canais de TV. Com a cobertura da TV Roraima, TV Ativa e Amazon Sat, o evento tem um alcance ampliado, podendo ser prestigiado no Interior e por toda a Região Norte. As transmissões em tempo real mostram detalhes do arraial com matérias especiais. Além das redes sociais Facebook, Instagram e YouTube.
E para encerrar a 25º edição do Arraial do Anauá, a Banda Calcinha Preta se apresenta na noite do dia 3 de julho no Forródromo, prometendo muito forró para o público visitante.