“Moda ao seu estilo” é o nome do projeto cultural contemplado pelo edital de Economia Criativa, do Governo do Estado, por meio da Secult (Secretaria de Cultura), com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc. O projeto busca inovar na criação de suas peças por meio de uma moda inclusiva. Essas mudanças permitem a criação de um design diferenciado e muitas vezes exclusivo, de acordo com as necessidades de cada indivíduo.
Conforme a proponente do projeto, a jornalista Raphaela Queiroz, a ideia é adaptar peças pensadas para levar em conta as necessidades físicas e psicológicas de cada indivíduo, indo além do simples funcionalismo ao considerar também fatores como design, estilo e tendências do mercado fashion.
“Para criar as peças, nós fizemos um estudo prévio com os modelos João de Souza e Thais Souza, para fazer um editorial que tivesse de acordo com seu estilo e personagem. João é músico e tem um estilo influenciado pelos anos 80. Já Thais, nasceu na virada do milênio e trouxemos uma roupagem mais moderna, que remetesse ao início dos anos 2000”, contou.
Thais Souza posou para o projeto da jornalista Raphaela Queiroz (Foto: Raisa Carvalho/FolhaBV)
De acordo com o secretário de Cultura, Shérisson Oliveira, o projeto visa contribuir para o desenvolvimento social e afetivo de pessoas com deficiência e para sua interação com a moda e comunidade, possibilitando o desenvolvimento de um processo educativo participativo, solidário e inclusivo. “O projeto visa promover o estímulo à criatividade, elevar a autoestima, romper com o isolamento, fortalecer a socialização, contribuindo ao mesmo tempo para geração de renda”, explicou.
Para o secretário adjunto, Jaffé Oliveira, a iniciativa pode inspirar novos projetos inclusivos na cultura criativa do Estado. “O projeto é social, inclusivo e reflexivo e nunca antes abordado no nosso Estado. Apesar de ser vivenciado diariamente, que é a inclusão na moda de pessoas com deficiência, a forma de se pensar e confeccionar as roupas é algo inovador e pensar que hoje temos grandes artistas da economia criativa seguindo uma tendência inclusiva para aquelas pessoas que tem direito ao seu espaço”, ressaltou.
O músico João Souza é um dos modelos que fazem parte do projeto Moda Inclusiva (Foto: Abreu Mubarac)
MODA INCLUSIVA – Moda Inclusiva é o desenvolvimento de roupas pensadas para levar em conta as necessidades físicas e psicológicas de cada indivíduo, indo além do simples funcionalismo ao considerar também fatores como design, estilo e tendências do mercado fashion.