Cultura

Projeto de dança completa quatro anos de trajetória

Conheça o Les Unique, idealizado pelo professor de dança Orlando Marinho Júnior

Criar fusões e experimentar diversos estilos de dança de salão com outros ritmos, aparentemente, incompatíveis. Essa é a proposta do grupo de dança Les Unique, criado em 2011 pelo professor de dança Orlando Marinho Júnior e pela professora e coreógrafa Alexsandra Paz, que juntos queriam trazer para Roraima uma forma diferente de fazer dança.

A proposta era criar novas roupagens e releituras culturais na dança. Em quatro anos de trajetória, o Les Unique já realizou fusões do tango com o street dance e do tango eletrônico com o balé e teatro.

Atualmente, o grupo se tornou um projeto social de extensão com apoio do IFRR, aberto à comunidade.

De acordo com Orlando Marinho, o grupo trabalha, além do ensino da arte e da cultura das danças de salão, a equipe, a cooperação e o compromisso. “Estes pontos são importantíssimos na formação de profissionais completos para o mercado de trabalho no mundo moderno. Este projeto social utiliza a dança para trabalhar seus objetivos e tem alcançado total êxito em sua caminhada”, ressalta.

Orlando é quem assina a produção e a criação de figurinos e coreografias. Ao seu lado, Ana Rycelle Sousa e o dançarino, professor e coreógrafo Irish Stevenson.

Ele explica que a criação artística da dança deve emocionar as pessoas e surpreendê-las. Os pré-requisitos para fazer parte do grupo são vontade em aprender, amor pela arte, alegria em realizar, disponibilidade em trabalhar em equipe, além de saúde e equilíbrio, já que se trabalhará com o movimento, deslocamentos e força; características imprescindíveis para este tipo de trabalho com dança.

“É possível repassar por meio da dança conceitos e posturas exigidas pelo mercado de trabalho, como pontualidade, hierarquia, assiduidade, compromisso, ética, responsabilidade, trabalho em equipe, dentre outros. Conceitos e posturas que serão sempre muito úteis em qualquer área profissional”, relatou.

Uma das maiores características do grupo é a ousadia em suas apresentações. O Les Unique já foi responsável por surpreendentes trocas instantâneas de figurinos em pleno palco e utilização de figurinos eletrônicos, trajes estes que foram totalmente projetados e confeccionados em Roraima.

O Grupo é membro ativo do Fórum de Dança de Roraima e busca sempre novos parceiros culturais para somar forças e desenvolver trabalhos que possam trazer qualidades e benefícios para ambas as partes. “Este é o Les Unique, em seu quarto ano de realizações, levando mais longe o nome de Roraima como celeiro de qualidade na cultura e na dança. Único e revolucionário”, finaliza.

O Les Unique pode ser contatado também pelo e-mail ([email protected]), pela sua página no (www.facebook.com/lesunique) e pelo instagram (@les_unique). O trabalho também pode ser visto no youtube. É só digitar “grupo de dança les unique”.