Cultura

Projeto incentiva arte do Teatro na sala de aula em Roraima

Ministrado pela Atriz, Diretora e Produtora Marisa Bezerra, o projeto passa por cinco escolas

O projeto “O Corpo Expressivo nas Escolas” consiste na realização de oficinas de iniciação teatral, ministrada pela Atriz, Diretora e Produtora Marisa Bezerra, e tem como objetivo promover a importância do teatro e das artes cênicas para crianças e jovens de escolas públicas.

Durante toda a semana, estudantes de diversas escolas tiveram um contato direto com as técnicas do teatro. Segundo Marisa, a ideia é incentivar a arte teatral, como um instrumento educador e transformador.

“Um projeto desta natureza permitirá levar até os alunos a experiência de troca, de formação sócio-cultural, de descobertas sobre as possibilidades do corpo, consciência corporal e vocal, além da absorção de conhecimento de forma diferenciada da rotina escolar”, explica.

Segundo ela, a proposta é disseminar a arte teatral para os estudantes. Este ano o projeto terá um papel primordial que é o de contribuir com o bom desempenho das crianças, fazendo elevar os índices de aprendizagem em sala de aula.

Segundo a atriz, o contato ao teatro e o incentivo às artes proporcionado pelo projeto, além de ser um complemento importante ao currículo oferecido, também contribui para que as crianças não se dediquem apenas às novas tecnologias, como os celulares, e acabem se isolando.

“Significa também oportunizar a descoberta sobre os elementos que compõem a metodologia das ações físicas para a construção do ator e, consequentemente, contribui para descobertas de novos talentos e o surgimento de novos grupos teatrais. Vale ressaltar que os alunos que participaram das oficinas solicitam com frequência o retorno deste tipo de ação em suas respectivas escolas”, conta.

A atriz Marisa Bezerra, desenvolve trabalhos como esse nas escolas de Boa Vista, desde o ano de 2005.  A continuidade desta ação, só é possível graças a políticas públicas como a Lei de Incentivo à Cultura juntamente com vários parceiros, que permitem o movimento artístico no Estado nos mais variados seguimentos.

Escolas

O projeto oferta cinco oficinas com carga horária de 20h com emissão de certificados nas escolas de ensino médio da rede pública estadual em Boa Vista: Contempla as seguintes escolas: Ayrton Sena, Maria das Dores Brasil, Senador Hélio da Costa Campos, América Sarmento e Monteiro Lobato. Para cada Escola serão formadas turmas de 20 alunos.  O projeto é contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Roraima em parceria com a empresa LP Tecidos. A ação, voltada às crianças da rede pública de ensino, é gratuita.