Cultura

Projeto leva arte circense para as praças de Boa Vista

Associação Artística Animação foi fundada em 2008, sempre levando a arte do circo nas praças de Boa Vista

A arte do palhaço, de fazer as pessoas sorrirem, vem desaparecendo no meio da sociedade. Para que isso não ocorra, a Associação Artística Animação irá realizar apresentações nas ruas, praças e escolas durante setembro e outubro. A ação faz parte do projeto “Sou palhaço e não nego” contemplado pelo edital Artes na Rua da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

A proposta é levar a comunidades momentos de lazer e descontração, além de ensinar sobre a arte circense. Segundo Sanderson Canjo, fundador do grupo, as intervenções culturais irão trabalhar as técnicas de palhaços, entre elas, expressão corporal e facial, números de malabares, acrobacias, salto com corda e atuações cômicas de palhaço.

“O espetáculo será formado por três palhaços com inúmeras apresentações nas praças da cidade de Boa Vista, onde levará para o público a grande importância do palhaço na vida das crianças, jovens, adultos e idosos”, relatou.

A Associação Artística Animação existe há seis anos apresentando em ruas, praças e escolas. Formada por Sanderson Canjo, Denise Andrezza e Antonilson Pires que interpretam os palhaços Teco Teco, Farofinha e Garrafinha, o espetáculo terá a direção de Márcio Sergino.

“O espetáculo Sou Palhaço e não Nego tem 40 minutos de duração com muita dinâmica, criatividade, músicas e alegria para o público, o diferencial do espetáculo é resgatar a magia do circo com pequenas surpresas dos três personagens que lutam para manter vivo esses costumes”, contou Sanderson.

Sanderson Canjo começou na vida de palhaço quando se apaixonou por um circo roraimense. Na época, Sanderson era aluno do Programa Peti e teve contato com uma oficina de iniciação à arte do circo.

Segundo ele, na época não se imaginava como um palhaço e nem acreditava que tinha um dom para isso, mas observou os sorrisos e o retorno do público e se encantou. “Não foi uma questão de dom e sim de aprendizado. Gosto de lembrar de uma frase famosa ‘enquanto existir uma criança, sempre haverá um palhaço’, esse é o nosso lema” relatou.

O projeto irá passar por dez bairros da capital, Boa Vista, nas praças: Germano Augusto Sampaio, 13 de Setembro, Caçari, Cruviana, Caranã, Cidade Satélite, Cambará, Conjunto Cidadão, Asa Branca e Nova Cidade. Todas as apresentações terão acesso livre para a população.

Confira a programação
Data: 12 de setembro
Local: Nova cidade
Data: 13 de setembro
Local: Cruviana
Data: 23 de Setembro
Local: Aparecida
Data: 26 de Setembro
Local: Praça do Mirandinha
Data: 27 de Setembro
Local: Caranã
Data: 04 de outubro
Local: Asa Branca
Data: 11 de Outubro
Local: Cidade Satélite
Data: 18 de Outubro
Local: Moca
Data: 25 de outubro
Local: Praça Germano Augusto Sampaio