Cultura

Projeto oferece espaço para produções literárias de mulheres

As obras serão apresentadas pelas autoras inscritas em ambiente totalmente virtual

O primeiro dos quatro encontros programados do projeto de extensão do IFRR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima) “Mulheres Escritoras” será realizado nesta sexta-feira, dia 9, em ambiente totalmente virtual. No total, 50 autoras inscreveram trabalhos, entre elas brasileiras, de Roraima e outros 10 estados, e mulheres de outros países, como Venezuela e México.

Além disso, 40 pessoas se inscreveram como ouvintes para prestigiar as apresentações. O objetivo do projeto do IFRR é estimular a produção escrita por mulheres e estabelecer um espaço de divulgação das obras.

A abertura do projeto está marcada para as 15 horas com a palestra “A participação da mulher na literatura – Avanços e desafios”. O evento será realizado por meio da plataforma digital Google Meet e cada participante receberá o link de acesso. Posteriormente, a gravação será publicada no canal oficial no IFRR no Youtube.

A coordenadora do projeto, professora Joelma Fernandes de Oliveira, destaca a necessidade da promoção desses espaços de diálogo para que mulheres apresentem obras produzidas pelo público feminino. Segundo ela, a partir dessa demanda, surgiu a iniciativa de realização do projeto.

Ela explica que a intenção com o “Mulheres Escritoras” é dar mais visibilidade às produções escritas por mulheres, como livros e artigos, abrindo espaços de interlocução para apresentação desse material e para que todos conheçam essas obras.

“Com a realização desse projeto, buscamos promover reflexão sobre a participação da mulher na cultura de textos escritos e fomentar a escrita e a leitura em diferentes gêneros e com diferentes temáticas. E já podemos verificar que estamos alcançando resultados significativos, com inscrições de mulheres que apresentam formação desde o nível fundamental até o doutorado. É uma grande diversidade de mulheres e obras que se convergirão em um só espaço e que, com essas condições de realização, podem ser disseminadas para o mundo”, observou.

PROJETO  –  O “Mulheres Escritoras” é uma das etapas de um projeto de pesquisa-ação que vem sendo desenvolvido desde setembro de 2020, o “Gênero e Educação: Caminhos para Equidade”, por meio do Pipad (Programa de Pesquisa Aplicada à Docência) no CAM (Campus Amajari), e que conta com apoio do CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste), ambos do IFRR.

Os próximos encontros estão programados para os dias 16, 23 e 30 de abril. Todos serão virtuais, pela plataforma Google Meet. Aqueles que não conseguiram se inscrever e que têm interesse em conhecer o projeto e as obras inscritas devem se inscrever no canal do IFRR no YouTube e acompanhar as atualizações.