Cultura

Projeto voluntário ensina música a crianças de baixa renda

A Escola de Música Harpa de Davi fundada em agosto de 2010 por Jovando e Cristiane Novaes

Despertar e desenvolver o amor pela música, esse é o principal objetivo da Escola de Música Harpa de Davi fundada em agosto de 2010 por Jovando e Cristiane Novaes. O casal criou o projeto em Pelotas, no Rio Grande do Sul, e teve continuidade em Boa Vista quando o casal precisou mudar de estado.
Por meio de aulas diária, que envolvem tanto teoria musical, quanto prática em diversos instrumentos de sopro, percussão, corda e canto, a música surge como uma oportunidade para que pessoas de todas as classes sociais tenham um futuro melhor.
Segundo o coordenador e professor de música Jovando, a proposta é incentivar a música aos alunos e moradores do bairro 13 de setembro que não tenham condições de pagar por uma aula particular. Ele explica que durante as aulas, os alunos se sentem motivados, contribuindo para uma educação mais completa, onde os aspectos da música tornem o aluno integrado, dinâmico, criativo e consequentemente mais feliz. 
A escola possui 40 alunos, que aprendem as músicas e ensaiam para apresentações em eventos sociais. “A escola tem uma preocupação com o processo de ensino, onde seu maior objetivo é fazer com que o aluno realmente aprenda, adquirindo a capacidade e segurança na execução da música para qualquer finalidade; seja profissional ou lazer” disse. 
Jovando é baiano, nascido na cidade de Maragojipe, aos 47 anos de idade é um professor voluntário, durante anos era membro da banda do exército e resolveu passar o seu conhecimento à diante. “Sou cristão e queria fazer uma atividade que fizesse bem ao próximo, criar uma escola para crianças carentes foi à forma que eu e minha esposa encontramos para fazer o bem, acho melhor do que doar para alguma instituição. Dessa forma, a gente consegue ver o resultado no sorriso das crianças que melhoram até nas disciplinas da escola” explicou.
São oferecidas aulas de flauta, clarinete, requinta, harmônica, saxofone alto, saxbarítono, barítono, bombardino, sax soprano, trompete, trombone e fluergeorne. “As atividades musicais da escola não visam apenas à formação de músicos, mas sim ampliar a cultura geral desses alunos e sua formação como cidadão” explicou.
As aulas são realizadas na quadra da Escola 13 de setembro localizada na Avenida Caracarai, 237 no bairro de mesmo nome. As aulas acontecem de segunda à quinta-feira das 18h às 20 horas. Para se inscrever é necessário comparecer durante o horário da aula acompanhado dos pais ou responsáveis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 99121 – 7296 e 981124482 ou pelo e-mail [email protected]