Cultura

Provas práticas da Olimpíada Brasileira de Robótica serão realizadas neste sábado

Os alunos estão organizados em seis equipes que disputarão as provas da modalidade prática

Vinte e quatro alunos dos alunos dos cursos técnicos em Informática e Eletrônica, integrados ao ensino médio, do Campus Boa Vista Centro (CBVC), participarão da 10ª Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2016).

As provas serão realizadas na manhã deste sábado (30) realizadas a partir das 8 horas, no ginásio poliesportivo.
O CBVC sediará a olimpíada, sendo o único representante do estado no evento.

Os alunos estão organizados em seis equipes que disputarão as provas da modalidade prática, que consiste em vencer obstáculos dispostos em uma arena, cujas dificuldades vão aumentando de acordo com cada nível.

São três níveis de dificuldades que devem ser vencidas pelos robôs autônomos, construídos com o kit lego. Os níveis de dificuldades são variados: vencer obstáculos, resgatar vítimas, passar por redutores de velocidade, passar por gaps, que são lacunas criadas no percurso.

Desde 2011, os estudantes dos cursos técnicos do CBVC são incentivados a participar dos eventos nacionais pelo coordenador da OBR em Roraima, professor Heitor Hermeson de Carvalho Rodrigues, que também coordena o IF kaRRt, projeto que tem como tema ‘Acelere Sua Criatividade’ que visa incentivar pesquisas na área de robótica e preparar os alunos para os eventos nacionais.

Outro importante objetivo do IF kaRRt é promover a integração dos alunos com as disciplinas propedêuticas e as técnicas, auxiliando-os no desenvolvimento das habilidades e das competências que lhes serão necessárias na vida acadêmica e na profissional.

“Demos os primeiros passos na área de robótica em Roraima, oportunizando a assimilação de conceitos básicos de uma área tão inovadora. Com esses eventos incetivamos o desenvolvimento da criatrividade, espírito de equipe, proatividade, que são aspectos fundamentais para os profissionais da área de robótica.

Com nossa participação creio que iremos incentivar os alunos e professores da rede estadual e municipal a participarem nas próximas edições da olimpíada”, explicou o professor

Destaque

Em 2011, a aluna Danielly Lima Bezerra, do curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio, orientada pelo professor, conquistou o terceiro lugar na OBR, sendo uma conquista inédita, tanto para o IFRR quanto para o Estado de Roraima, que pela primeira vez teve um representante na competição.

Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

É uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que se utiliza da temática da robótica, tradicionalmente de grande aceitação pelos jovens, para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional.

Anualmente, a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática.

A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.