Cultura

Quadrilha junina promove inclusão social para crianças de Mucajaí

A quadrilha Flor do Serrado, formada apenas por crianças, irá se apresentar no Arraial do Anauá nessa sexta-feira (01), a partir das 19 horas

Desde que as festas dos santos populares se aproximaram, 34 crianças que moram no município de Mucajaí começaram a ensaiar para as suas apresentações das festas juninas. A iniciativa é de voluntários da comunidade, com objetivo de incentivar as crianças a terem uma atividade de lazer e, ao mesmo tempo, aprenderem com a cultura da dança.

A comunidade se uniu para ajudar, desde a confecção dos trajes até a ensinar as coreografias, as crianças e assim formou a ‘Quadrilha junina mirim Flor do Serrado’, a única representante na modalidade infantil que irá se apresentar no Arraial do Anauá nessa sexta-feira (01), a partir das 19 horas.

A proposta é mais do que brincar quadrilha, é fazer com que os grupos folclóricos desse segmento realizem um trabalho social e de inclusão em suas comunidades. Os voluntários decidiram transformar a rotina dos pequenos e dar um atrativo diferente nesse mês de junho e julho.

“São crianças de famílias que não têm como custear as despesas das roupas típicas, como os vestidos e blusas caipiras que devem ser usadas na apresentação, por isso muitos deles contam com doações dos moradores”, contou Janderson Santana, vice-presidente do grupo. Ele e a presidente, Joiciellen Neres, coordenam, ensinam a coreografia e praticam com as crianças durante os sábados e domingos.

De acordo com Janderson, a proposta é promover uma alternativa de vida social e cultural saudável nas comunidades. Segundo ele, as quadrilhas juninas mostram o vigor criativo da juventude e a capacidade de unir as comunidades em torno de festas tradicionais. Esses instrumentos servem para efetivar a inclusão social através da cultura e fortalecer a autonomia e cidadania desses moradores.

“As festividades juninas representam uma das mais fortes e autênticas expressões da cultura popular do povo brasileiro. As manifestações da cultura popular são uma forma de fazer com que essas crianças tenham acesso à cultura, ao lazer e à diversão”, explicou.

Quem tiver interesse em ajudar a Quadrilha Flor do Serrado, é só entrar em contato através do telefone: 99116 69 63.

Serviço
Arraial do Anauá
Apresentação da Quadrilha Flor do Serrado
Data: 01 de julho
Local: Parque Anauá
Hora: Às 19 horas
Entrada Franca