Cultura

Quatro anos divulgando a literatura roraimense

O artista, Marcelo Perez, criou o fanzine “Receita do verso” e divulga com criatividade a literatura roraimense

A palavra ‘fanzine’ nasceu da redução fônica da expressão fanatic magazine. Trata-se de um veículo editado por um fã, seja de graphic novels, obras de ficção científica, ou de poemas, músicas, filmes, vídeo-games, entre outras várias temáticas. O escritor e professor da língua portuguesa, Marcelo Perez, criou o fanzine “Receita do verso” e divulga com criatividade a literatura roraimense, além de autores consagrados da literatura mundial, há quatro anos.

Marcelo recorta, desenha, e cola gravuras em um pedaço de papel, assim pode repassar suas indagações com o mundo. Segundo ele, o fanzine é uma edição sem qualquer pretensão, de vez em quando um pouco mais refinada na composição gráfica, condicionada apenas aos recursos financeiros de seu editor.

“A maior parte dos fanzines é produzida e consumida por um público mais jovem, mas também está presente entre pessoas de todas as idades, ela ficou famosa no mundo do rock quando as bandas queriam divulgar o seu material entre os fãs” relatou.

A proposta inicial era colocar a palavra pra circular, uma forma barata já que cada edição do fanzine custa R$20,00 para ser feito, já que a colagem e diagramação são produzidas com revistas recicladas. Ao distribuir, Marcelo não cobra nada.

Ao todo, 33 escritores e poetas já contribuíram com as publicações. “A ideia surgiu em uma oficina de literatura, hoje o fanzine é distribuído em eventos culturais, também levo para sala de aula, onde o aluno tem contato com uma ferramenta diferenciada para discutir a gramática e a literatura. O custo que tenho é retribuído com investimento em educação” relatou.

Segundo o autor, o fanzine corre contra a corrente do universo digital. “É um suporte barato, de fácil leitura e com uma proposta que consegue estimular a escrita, a produção textual e a leitura” disse. Dessa forma, para Marcelo, o fanzine consegue fortalecer a literatura e o poema local. “Estou sempre mexendo e ilustrando, isso acabou se transformando numa diversão em forma de poema para mim, é um diálogo, com os outros escritores e com o público que lê” finalizou.

O que é um Fanzine?
Fanzine é a aglutinação de fanatic magazine (expressão da língua inglesa que significa “revista de fanático”). É, portanto, uma revista editada por um fã.  Os primeiros foram elaborados na Europa, eles eram devotados principalmente às graphic novels.